Grupo dos Três Reis encerra período de celebrações no interior de Tucumã

Um dos maiores e mais emocionantes encontros de Cultura Popular. O evento religioso promovido por membros da comunidade e com a participação do Poder Público Municipal.

Com Informações de Roney Wydiamaior/ Fotos de Wesley Costa.

No sábado, dia 06 de janeiro de 2018 aconteceu no Parque Vale Verde na vicinal P 2 mais precisamente na propriedade rural Aliança de Deus do pecuarista Antônio Josa Vasconcelos o encerramento de mais uma festa da Folia de Reis no município de Tucumã. Um dos maiores e mais emocionantes encontros de Cultura Popular na região do Araguaia Paraense. O evento religioso promovido por membros da comunidade e com a participação do Poder Público Municipal.

Durante sete dias, uma das mais tradicionais festividades populares pediu passagem por casas em diversas propriedades rurais do município de Tucumã. O evento religioso iniciou na noite do dia 31 de dezembro em louvor ao nascimento de Jesus Cristo, as celebrações da Folia de Reis chegou ao seu auge neste fim de semana com a consagração aos três Reis Magos, Gaspar, Belchior e Baltazar. Em Tucumã, a manifestação vai além da tradição católica e encerra com várias manifestações culturais.

De acordo com prefeito Adelar Pelegrini o município de Tucumã se destaca por ter um povo hospitaleiro, trabalhador e de uma fé inabalável. “Pra ti ver a importância do nosso povo do interior ao movimentar diversas regiões e no encerramento aqui na propriedade da família do pecuarista Antônio Josa, tivemos a participação de mais de oito mil pessoas. E uma ação que promove o convívio e a interação entre famílias, além de fortalecer a cultura, a religião e a tradição no município”, afirmou Pelegrini.

Presente ao evento o vereador Savanas, Presidente da Câmara Municipal de Tucumã lembrou que este evento de caráter religioso proporciona a todos um mergulho nas raízes da cultura popular. “Para preservar esta história e mostrar que esta manifestação está bem viva em nossas comunidades rurais e que de certa forma direta ou indiretamente estamos sempre presentes no sentido de contribuir a manter este riquíssimo patrimônio imaterial e espiritual vivo”, contou Savanas.

Para a jovem Jaqueline Silva da cidade de Gurupi Tocantins que se encontra no município de férias destacou a importância para sua família e a colaboração de todos na realização do evento. “Eu acompanho ha muitos anos essa festividade e vejo que isso pode virar um legado deixado de gerações a gerações e algo muito especial e abençoado e que vai além. Eu gostei de como foi exposto o presépio, as cantigas ao som da viola e da sanfona, a celebração, as brincadeiras o churrasco estava perfeito sem falar no doces tudo maravilhoso sem falar na presença de todos que abrilhantaram ainda mais as comemorações”, disse Jaqueline Silva.

Ainda com forte presença no interior do Brasil, a folia de reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, na tradição católica, celebra a visita que os três reis magos fizeram ao Menino Jesus. Para representá-la, os foliões iniciam as visitas às casas da população poucos dias antes do Natal, sempre cantando e levando a bandeira do Divino. Em 6 de janeiro, realizam a festa que marca o fim da comemoração.