Atual administração municipal de Tucumã desde o ano de 2013 decidiu por não patrocinar este tipo de evento por entender que não é prioridade cultural dos munícipes.
Dos 15 municípios do sul do Pará 12 não realizarão o carnaval com recursos das prefeituras. Quatro cidades vão realizar a festa carnavalesca com dinheiro público. Em algumas cidades as prefeituras vão apenas contribuir com pequeno investimento para o evento.
Redenção foi o primeiro município da região a não realizar o carnaval em 2016 e 2017 com dinheiro do povo, assim economizou e adquiriu carros e outros benefícios para a população, além de contribuir com a diminuição de crimes, roubos e furtos. Já a cidade de Tucumã atual administração desde o ano de 2013 decidiu junto ao Departamento de Cultura por não patrocinar este tipo de evento por entender que não é prioridade cultural dos munícipes tucumaenses.
As cidades que não realizarão o carnaval com recursos públicos são: Água Azul, Tucumã, Pau D`Arco, Conceição do Araguaia, Redenção, Ourilândia, Xinguara, Santa Maria das Barreiras, Rio Maria, Bannach, São Félix do Xingu e Cumaru.
Os três municípios que realizarão a festa popular com recursos públicos são: Floresta do Araguaia, Santana do Araguaia e Sapucaia.