O terceiro passo da ação ocorrerá no dia 6 de abril, quando acontecerá um debate chamando os deputados, senadores e lideranças estaduais para que se aprofunde a reflexão a respeito do assunto.
Com informações da Ascom/ Amat Carajás
entre os municípios para buscar o desenvolvimento regional, visando o fortalecimento de ações compartilhadas nos municípios da região do Carajás, bem como executar e regular a fiscalização das atividades e serviços executados pelas mineradoras, dentro do limite territorial de atuação do Consórcio.
Anfitrião do evento, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, qualificou Parauapebas como “o timoneiro desta história toda”, onde se iniciou há alguns meses assembleias para formatar o projeto. “Sentimos a necessidade de fazer uma reflexão mais abrangente estendendo para a região”, conta Darci, dizendo ser preciso levar em consideração toda a questão da mineração que, em sua opinião, não é apenas a Vale, mas também mineradoras menores.
O objetivo, segundo Darci, é fomentar possibilidade de início de exploração de pequenas minas surgem de projetos construídos por mineradoras menores em seus municípios. “Se construirmos alternativas conjuntas para a região e estes municípios passarem a ter uma arrecadação melhor, será importante para todos. Entendimentos que já está sendo construído entre os municípios envolvidos, o que nos ajuda muito e em particular cada um deles, pois na medida em que eles conseguem atender os serviços básicos a população deixa de busca-los em Parauapebas”, detalha Darci, comemorando a aceitação por parte de cada prefeito e Câmaras dos envolvidos no consórcio.
O terceiro passo da ação ocorrerá no dia 6 de abril, quando acontecerá um debate chamando os deputados, senadores e lideranças estaduais para que se aprofunde a reflexão a respeito do assunto. No encontro serão discutidos temas mais específicos como, por exemplo, o veto presidencial, devendo os municípios que são impactados pela mineração se alinhem dentro do rateio da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).