Iniciada construção da Unidade Integrada de Polícia de Tucumã

0

As obras seguem em ritmo acelerado e vem de encontro ao grande anseio dos munícipes tucumaenses que por anos a cidade não disponibilizava de um prédio adequado para o funcionamento do sistema de segurança pública

Com Informações de Roney Wydiamaior

Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou moção parlamentar numero 505/2017 de autoria do Deputado Estadual João Chamou. E em atendimento a Savanas, vereador e Presidente da Câmara Municipal e ao prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini para que o Governo do Estado do Pará executassem a construção da Unidade Integrada de Policia de Tucumã.

Na moção o Deputado Chamon solicita providencia por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social no sentido de viabilizar a construção da nova Delegacia de Polícia Civil de Tucumã.

As obras seguem em ritmo acelerado e vem de encontro ao grande anseio dos munícipes tucumaenses que por anos a cidade não disponibilizava de um prédio adequado para o funcionamento do sistema de segurança pública, tanto para atender a população carcerária bem como os servidores públicos.

Para o vereador Savanas as delegacias de polícia que não só executam as atividades da polícia judiciária, mas também praticam a polícia social, que visa à segurança pública sem esquecer a dignidade e o respeito ao cidadão. E importante frisar da parceria entre a prefeitura de Tucumã que junto aos vereadores aprovaram uma lei municipal cedendo à área pública para que o Governo do Estado nessa parceria pudessem construir a nova delegacia de polícia e queremos também agradecer ao Deputado Estadual Chamon pelo o seu empenho junto a esse pleito e da tamanha importância da realização desta obra”. Frisa Savanas.

A desativação da Delegacia de Polícia Civil no Município de Tucumã se fez necessária ainda no ano de 2012 devido à situação de calamidade das péssimas condições físicas em que se apresentava o prédio da Depol. Um laudo produzido no ano de 2008 por dois peritos do Instituto de Criminalística do Renato Chaves; e um segundo laudo de viabilidade técnica, produzido em 2012 por uma arquiteta da prefeitura de Tucumã, foi claro a falta de estrutura do local o que levou a considerar que o prédio chegou a um estado de insalubre e inabitável tornando a repartição pública como um local inadequado tanto para os integrantes da Polícia Civil, que trabalhavam lá, quanto para a população da cidade.

Inaugurada no mês de março de 1997, ou seja, há exatos 21 anos, na gestão do então Governador Almir Gabriel, a Delegacia de Polícia Civil de Tucumã não oferecia mais nenhuma condições para abrigar um sistema de segurança à altura. Tanto é que a cerca 06 anos a mesma foi totalmente desativada e agora com o início das obras de construção da nova Depol a expectativas e que se será contemplado também o Destacamento da Policia Militar, na modalidade integração.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade