Entrevista para a imprensa local informaram que a conferência e também possível promover a desejada “articulação” de ações entre as diversas autoridades e órgãos públicos que, direta ou indiretamente, têm atuação na área da infância e juventude
Texto/ Roney Wydiamaior/ Fotos/ Otavio Sampaio.
A prefeitura de Tucumã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, entidades sociais e os Poderes Legislativo e Judiciário, promovem por dois dias a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Para o encerramento da conferência hoje a partir das 09 horas da manhã no auditório da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Tucumã ( Acipt) os representantes do Poder Judiciário das comarcas de Tucumã e Ourilândia do Norte os Juízes de direito Dr. Cesar Leandro Pinto Machado e Dr. Haendel Moreira Ramos no qual farão palestras magna com o tema: Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. Também e aguardado a presença do Ministério Público do Estado do Pará.
A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Tucumã estar discutindo o cuidado integral das crianças e dos adolescentes e isso só será possível com a promoção de direitos fundamentais, que lhes permitem o acesso a saúde, educação, cultura, a garantia da liberdade, convivência familiar, entre outros.
Os magistrados ressalta o papel de todos os cidadãos na promoção e na garantia dos direitos ao reconhecer a sistematização do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) reforçando que tão somente com a colaboração de toda a sociedade e com uma rede de proteção no qual estejam envolvidos também os Poderes Judiciário, Ministério Público, Policia Civil Militar, Poderes Legislativo, Executivo, entidades civil entre outros é possível garantir esses direitos o que para o Juiz de direito da comarca de Ourilândia do Norte, Dr. Cesar Leandro Pinto Machado é um marco na luta pelos os direitos fundamentais.