O rádio tem o poder de aproximar a população, estimulando o debate público sobre questões comuns de preocupação.
A oitava edição do Dia Mundial do Rádio é celebrada neste dia 13 de fevereiro de 2019, sob o tema Diálogo, Tolerância e Paz.
O rádio informa, transforma e une. Reúne pessoas e comunidades de todas as origens para promover um diálogo positivo para a mudança. Mais especificamente, o rádio é o meio perfeito para combater os apelos à violência e à disseminação de conflitos.
O Dia Mundial do Rádio 2019 se concentra na promoção do Diálogo e da Participação. O rádio pode ser uma excelente plataforma para o diálogo e a participação cívica que permite que diferentes perspectivas sobre questões conflitantes sejam compartilhadas, de modo a aumentar a conscientização, inspirar a compreensão e preparar o caminho para a ação positiva.
Também se concentra na união de preocupações comuns. O rádio tem o poder de aproximar a população, estimulando o debate público sobre questões comuns de preocupação. Concentrando-se em causas comuns, as pessoas podem abstrair sua diferença e trabalhar juntas para tratar de preocupações comuns.
O dia 13 de fevereiro é celebrado como Dia Internacional do Rádio, depois de ter sido proclamado pelos estados-membros da UNESCO em 2011 e adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012. A data foi escolhida para comemorar o lançamento da Rádio das Nações Unidas em 1946 e oferece uma oportunidade anual para celebrar o rádio e o impacto que ele tem em nosso mundo.