Secretaria de Saúde de Tucumã contrata novos agentes de Combate de Endemias para reforçar campanha contra Dengue

Os novos agentes de saúde também contribuirão com os trabalhos dos agentes de controle de endemias, indicando locais com possíveis focos de dengue

Texto e Fotos/ Roney Wydiamaior/ Assessoria de Comunicação/ PMT

A Prefeitura de Tucumã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a contratação de novos agentes de combate às endemias para atuarem no município durante o período chuvoso. De acordo com o secretário de saúde, Rafael Antônio, todos os profissionais passaram por uma capacitação proferida por profissionais das áreas de endemias, revisor laboratorista e técnico em entomologia da 12º Centro Regional de Saúde órgão ligado a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Com carga horário de 40 horas foram realizados no Polo Educacional Capacitação em Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores, com ênfase a Febre Amarela, Dengue, Zika vírus, Chikungunya, Aedes Aegypti, Lira e Educação em Saúde para cerca de nove agendes de endemias.

Segundo Luzivan Guimarães coordenador da Coordenadoria de Controle de Endemias (CCE) esclarece que é importante aumentar a equipe de trabalho nesta época porque, assim como todos os anos, a incidência do mosquito transmissor da dengue aumenta em todo Brasil.

Mesmo com uma relevante melhora no cenário epidêmico, a equipe de saúde continua se esforçando para diminuir ou até mesmo inibir estes casos do município. “Agora serão quase de 30 profissionais trabalhando todos os dias de casa em casa para prevenir e também fiscalizar a população, pois 90% dos focos estão dentro dos quintais das residências, em calhas e lixos domésticos”, explica enfermeira Patrícia Witeck, Coodernadora da Vigilância em Saúde de Tucumã.

Outra ação realizada pelo Centro de Endemias versa sobre as orientações dentro de escolas, igrejas, empresas e outros lugares diversos com grande concentração de pessoas.

Atualmente, o município conta com 25 agentes, todos nas ruas realizando visitas em residências e pontos estratégicos diariamente. Com está contratação o Centro de Endemias passa a contar com uma equipe de 25 agentes.

O secretario de Saúde Raphael Antônio, disse que essa contratação será muito bem – vinda e irá qualificar muito esse trabalho, que já vinha sendo realizado, heroicamente, pelos poucos servidores que tínhamos, salientou o titular da pasta.

Participaram da certificação os novos agentes de endemias de Tucumã, o Secretário de Saúde, Raphael Antônio, Manoel da Paz, Supervisor de endemias, Edilson Gonçalves, Laboratorista revisor, Jeniel Rocha Técnico de Entomologia da 12° Centro Regional de Saúde, Cícera Ribeiro, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Olivia Savanas, Coordenadora do Pólo Educacional, Pecuarista Francisco Ferreira Chico do Azougue, Patrícia Witeck Coodenadora da Vigilância em Saúde, Luzivan Guimarães coordenador da Coordenadoria de Controle de Endemias e os vereadores, Juliano Camargo, Savanas e Dr. Wilma Vieira.