Prefeitura de Tucumã e Senai irão iniciar cadastro de pessoas com deficiência para inserção no mercado de trabalho

“Parceria entre prefeitura de Tucumã, Senai e Mafrig integraram ao programa de inclusão ao qual prevê cadastrar pessoas com deficiência para inserção no mercado de trabalho e capacitação profissional.

Os Poderes Executivo e Legislativo municipal de Tucumã participaram na empresa frigorífica Mafrig na manhã desta quarta – feira ( 20) de palestra proferida por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial( Senai) na qual poderá resultar em parceria nesse primeiro momento do programa de inclusão ao qual prevê cadastrar pessoas com deficiência para inserção no mercado de trabalho e capacitação profissional.

Segundo ao que foi apresentado pelo o Sanai da cidade de Itu no estado de São Paulo a iniciativa no município de Tucumã tem como objetivo investir em pessoas que procuram oportunidades no mercado de trabalho e dessa maneira reforçando o compromisso social tanto da empresa Mafrig quanto a prefeitura de Tucumã.

Para aderi ao cadastrado em dia e mês a definir, será preciso apresentar laudo médico e ter mais de 14 anos de idade e possuir qualquer tipo de deficiência intelectual, física, auditiva, visual, transtorno de espectro autista, múltipla, psicossocial entre outras.

O prefeito Adelar Pelegrini destaca a importância da parceria entre empresas no município de Tucumã do porte da Mafrig que além de gerar renda e geração de emprego procuram cumprir a legislação de acessibilidade encurtando o caminho para a inclusão de pessoas.

Pelegrini informa que a prefeitura de Tucumã irá sim apoiar o Senai na realização do cadastro e dar todo o suporte necessário junto a Apae, Cras e as Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação para a realização de cursos visando a qualificação de trabalho e a inserção de pessoas que tenha algum tipo de deficiência.

“Estaremos gerando uma transformação social em nosso município queremos de certa forma agradecer a todos que estão envolvidos nessa ação e por essa atitude cidadã e não tenho duvida alguma que essa parceria rendera ainda muitos frutos a Tucumã e região”, celebrou o prefeito Adelar Pelegrini.

Monica Moreira, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tucumã (Apae) fez uma avaliação positiva do programa de inclusão de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Monica agradece a todos envolvidos e que Apae Tucumã irá realizar alguns encaminhamentos no sentido de garantir direitos em respeito a lei de inclusão de pessoas especiais. ” Temos que refletir e discutir os desafios para que tenhamos um senso de cultura, de reflexão, de atitude e de comportamento na sociedade”. Frisa Monica Moreira.

De acordo com Sonia Cristina Almeida Furnkranz explica que as escolas do Senai tem se destacado em promover ações de acessibilidade em 24 estados, 505 municípios e em mais de 740 empresas e a exemplos do programa PcDS – sigla que significa pessoas com deficiência que será iniciado no município de Tucumã já ocorrem nas cidades de Promissão no estado de São Paulo e Chupinguaia Rondônia ultimas ações da escola inclusiva do Senai para acessibilidade e o sucesso dos alunos no mercado de trabalho. Destacou Sonia Almeida Furnkrans instrutora do Senai São Paulo.

Participaram da reunião além do Prefeito Adelar Pelegrini, secretários municipais de Saúde, Raphael Antônio, Educação, Professor Aguinaldo Dias, Desenvolvimento Social, Alex Cerqueira, Presidente da Apae Tucumã, Monica Moreira, vereadores, José Valnei Pinto de Oliveira ( Tiririca), Aurino Moreira dos Santos ( Aurino do Globo), Ulisses Pereira dos Santos ( Juliano Camargo), empresário e pecuarista Francisco Ferreira o (Chico do Azougue) Sonia Furnkrans Senai – São Paulo e equipe administrativa da unidade em Tucumã da Mafrig.