Equipe técnica da prefeitura de Tucumã recebe orientação da Famep para implantar pregão eletrônico

Texto e Fotos/ Roney Braga Wydiamaior/ Ascom/ PMT.

O sistema de pregão eletrônico deve ser implantado pela Prefeitura de Tucumã em breve. Assessores técnicos da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep) estiveram no município apresentando normas de um decreto presencial que trata sobre normativas para realização das licitações para compra de produtos e serviços via Internet.

Com a implantação desta ferramenta do sistema do pregão eletrônico pela prefeitura de Tucumã o cidadão terá cada vez mais transparência das ações e dessa maneira o governo busca melhores resultados e preços mais competitivos além de proporcionar agilidade nas ações do município e a redução de despesas gerando uma grande economia para os cofres do município. Ressalta Maria da Conceição Rocha Leão, Secretária de Administração e Planejamento.

De acordo com Sávio Guimarães e Glaydson Ferreira, assessores técnico da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará ( Famep) explica que o pregão eletrônico irá estimular a competitividade entre os participantes e beneficia o município na compra de bens e serviços por preços mais baixos.

“Bem o pregão na forma eletrônica para aquisição de bens e serviços e a contratação de serviços comuns pelo os municípios, com a utilização de recursos da União decorrentes de transparência voluntarias, passará ser exigindo para o ano de 2020 com edição do ato de decreto presencial numero 10.024/19 e que as cidades com mais de 50 mil habitantes será obrigatório a implantação do sistema pregão eletronico para todas as licitações”. Afirmou Fábio Guimarães.

Pregão eletrônico – Para atender ao pregão eletrônico, a prefeitura vai implantar um portal eletrônico com o objetivo de dar suporte aos procedimentos licitatórios da modalidade. O sistema cadastra os interessados que efetuam os lances on-line, podendo, inclusive, serem realizados vários pregões simultaneamente.

Presenças – Estiveram presentes a reunião no gabinete do Palácio dos Pioneiros sede administrativa do Governo Municipal de Tucumã, além da equipe técnica da Famep, secretaria de Administração e Planejamento, Controladoria Geral do Município, Departamento de Compras, Licitação e Comunicação.

Sobre a FAMEP – A Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará – FAMEP, é a Casa dos Municípios. Juntamente com nossas Associações e Consórcios regionais, que foram o Conselho Diretor da instituição (AMAM, AMAT Carajás, AMBEL, AMUCAN, AMUNEP, AMUT, CODESEI e COIMP), representamos todas as 144 cidades paraenses, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal.