O secretário de Saúde de Tucumã, Raphael Antônio, aproveitou o momento para falar sobre a importância deste dia e de manter seu cartão atualizado.
Em apoio ao calendário nacional de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Tucumã, no sudeste paraense, realiza, este sábado, 19, o “Dia D” de vacinação contra o Sarampo e, pede que a população compareça na Sespa e nas Unidades de Saúde para realizar a vacina e atualizar o cartão de vacinação.
O secretário de Saúde de Tucumã, Raphael Antônio, aproveitou o momento para falar sobre a importância deste dia e de manter seu cartão atualizado. “Hoje é o dia D de combate ao sarampo, peço que a população, de 6 meses a 49 anos, procure as unidades de saúde que estarão abertas realizando a vacinação. Além disso, a Sespa também está atendendo estas demandas de quem ainda não está imune ao sarampo”, ressalta.
Ainda de acordo com o secretário, a campanha de vacinação acontece desde o início do mês e muita gente já se vacinou.
Sintomas
Os sintomas mais comuns do sarampo são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo).
Podem ocorrer também cefaleia, indisposição e diarreia. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento ao aparecimento dos sintomas.
Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período médio de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.
Da Redação Fato Regional, com informações da Ascom