Audiência Pública irá discutir Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos no município de Tucumã

0

Na oportunidade, estará em pauta tratativas para a implantação do Projeto de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos a ser implementado inicialmente no setor empresarial, porém em breve se estenderá para as residências do município de Tucumã.

Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Imprensa do Governo Tempo de Paz e Prosperidade.

A Prefeitura Municipal de Tucumã (PMT), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Indústria (Semati) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMATI) convida a toda população do Município e em especial a classe empresarial e entidades para participar de uma Audiência Pública que será realizada nesta manhã de sexta – feira (04) às 09 horas da manhã, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Na oportunidade, estará em pauta tratativas para a implantação do Projeto de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos a ser implementado inicialmente no setor empresarial, porém em breve se estenderá para as residências do município de Tucumã. A audiência deverá contar com a participação do prefeito, Adelar Pelegrini, secretários municipais, representantes de igrejas, escolas públicas, e particulares, associações, além de toda a sociedade que queira se fazer presente.

“É fundamental a participação da comunidade bem como a classe empresarial durante essa audiência que busca a implantação do nosso Sistema de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos, possibilitando criar uma alternativa para o destino do lixo em nosso município”, destacou em entrevista a uma emissora de rádio, Clarismar Oliveira, Secretário de Meio Ambiente de Tucumã.

Segundo Clarismar Oliveira, muitas pessoas no município de Tucumã trabalham na coleta de separação de materiais recicláveis através de um grupo de catadores de lixo o que permitem aos mesmos uma renda em dinheiro e consequentemente contribuem para diminuir os impactos ambientais no meio ambiente. Outra informação repassada pelo o Secretário Municipal de Meio Ambiente e que são produzidos no Brasil em média algo em torno de 800 gramas de lixo por dia por pessoa de acordo dados do IBGE e desse total não são reaproveitados, ou seja, reciclados pouco menos de 04 por cento.

“Então essa audiência pública tem por objetivo de promover a diminuição dos resíduos domésticos que vem sendo depositados todos os dias no lixão. Lembramos que há uma condicionante da Mineradora Vale para que em parceria com a prefeitura de Tucumã possa em breve iniciar a construção do Aterro Sanitário. Mais enquanto isso não ocorra iremos iniciar um trabalho no centro da cidade para que o munícipe faça sua parte e separe o lixo em suas casas e empresas”. Pondera, Clarismar Oliveira, Secretário de Meio Ambiente.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade