Conselho Municipal de Saúde de Tucumã realiza 13ª conferência municipal de saúde

0

“No evento participaram servidores ligados a área da saúde, prestadores de serviços, vereadores, e a população em geral, além é claro, do prefeito municipal”

O Conselho Municipal de Saúde de Tucumã em parceria com Conselho Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde Pública via Governo do Estado do Pará e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde do município de Tucumã, realizam entre os dias 21 e 22 de março, quinta e sexta – feira, a 13ª Conferência Municipal de Saúde.

A -13ª Conferência Municipal de Saúde, no município de Tucumã, sudeste paraense, teve como tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do Sistema Único de Saúde – SUS”. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade em ampliar conhecimentos sobre o funcionamento do sistema público de saúde, oferecido a usuários do Sistema Único de Saúde o SUS em Tucumã.

Cícera Ribeiro de Sousa, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tucumã, explicou que esse é o momento de conferencias tanto a nível municipal que serve como encaminhamentos para a estadual e nacional. “Esse espaço e a onde a comunidade tem voz é muito importante, eles contribuem para a criação de políticas públicas que vão possibilitar a melhoria do sistema público de saúde”, afirma, Cícera Sousa, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tucumã.

No evento participam servidores ligados a área da saúde e a população em geral, além é claro, do prefeito municipal. “A conferência é muito importante para a discussão entre sociedade e órgão público da saúde, onde, eles trocam uma experiência com todos os participantes e, também tomam conhecimento de tudo o que já foi feito no setor e o que ainda estamos pretendendo realizar. Uma das coisas que também pedimos para nossos servidores, sempre, é que eles tratem o nosso cidadão com o devido respeito que eles merecem”, comenta o secretário municipal de saúde de Tucumã, Raphael Antônio.

“Um evento como este é muito importante para nós gestores municipais e para a população em geral, pois, vivemos num país em que a saúde pública está um caos. Há anos que não muda, não evolui, não melhora e, é durante essas conferências que precisamos levantar a voz e mostrar que o investimento precisa ser feito no município, o Governo do Estado precisa olhar mais por nós. Aqui em Tucumã, já tivemos várias conquistas importantes para nossa população a nível de saúde, mas, sabemos que ainda não é o suficiente, estamos desenvolvendo e crescendo muito, mas, é preciso melhorar o quadro do regional e isso, não depende de nós, depende do estado investir nos município do interior”, reforça Adelar Pelegrini, prefeito de Tucumã.

Participaram do evento, o prefeito Adelar Pelegrini, Secretários da saúde municipal Raphael Antônio de Tucumã, secretários municipais da região sudeste do estado como São Felix do Xingu, Xinguara e Ourilândia do Norte e o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Pedro Gonçalves e sociedade em geral. “As conferências são o espaço em que a população tem autonomia de discutir os problemas encontrados no atendimento da saúde do seu município e então, o poder público toma esse conhecimento e juntos encontram ferramentas para melhorar esta situação”, fala o presidente.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade