Professores da rede pública de Tucumã, participam de curso de capacitação em Libras

0

Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos

Aconteceu na noite desta quinta-feira, 26, no município de Tucumã, sudeste paraense, a certificação para o III Formação Continuada do Curso de Libras, Módulo Básico, cujo tema era: “Mãos que Falam: Libras é Comunicação”, aos professores da rede pública municipal de ensino.

“É de extrema importância que trabalhemos nas nossas escolas a inclusão. Temos em Tucumã profissionais que já atuam neste trabalho, ajudando e orientando alunos que possuem algum tipo de necessidade específica. Temos psicólogo, duas psico-pedagogas e interpretes de libras, que atendem os mais de cem alunos, atualmente matriculados na rede municipal e que precisam deste apoio, por isso a necessidade desse curso, que permite aos nossos profissionais uma melhor interação com os nossos alunos que estão dentro deste quadro específico”, comenta o secretário municipal de Educação, Aguinaldo Dias (professor Na).

A inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos.

“É muito importante para nós, professores, poder nos comunicarmos de maneira correta com estes alunos, saber o que exatamente eles têm nos dizer e, atender de forma correta também, suas necessidades e anseios. Com o curso, vamos poder melhor atendê-los e, melhor educá-los também. Parabéns a Secretaria e a Prefeitura que executou este brilhante e tão importante trabalho no município”, destaca Maria do Socorro Ferreira, professora de Educação Infantil.

Quem também esteve presente neste evento foi o vereador Savanas e, o prefeito municipal, Adelar Pelegrini. “Este trabalho é um trabalho feito com amor e carinho para com os nossos alunos que, precisam desta atenção, deste cuidado e, que precisam ser melhores compreendidos, principalmente em sala de aula. Por conta disso, que disponibilizamos este curso, para que eles se encontrem confortáveis ao sentar e estudarem, felizes ao lado dos demais colegas”, finaliza o prefeito. Da Redação Fato Regional

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade