Prefeito Adelar Pelegrini inaugura moderna clínica de especialidades nesta quinta – feira

0

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando o maior investimento em saúde pública da história de Tucumã

Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Imprensa do Governo de Tucumã/ Foto/ Eder Rabelo.

Com o propósito de sempre continuar em atender a população tucumaense, a Prefeitura de Tucumã inaugura oficialmente nesta quinta – feira, 06 de junho às 16h30min, a Clínica Municipal de Especialidades “Hermogenêo Pelegrini”. Também haverá a entrega de um moderno aparelho de ultrassom e um micro – ônibus para transportes dos pacientes em tratamento fora de domicilio ( TDF).

A clínica localiza-se na Rua Blumenau Setor Tapajós nas proximidades da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mais precisamente aos fundos do prédio da Sespa. A iniciativa vai oferecer maior acolhimento com mais qualidade e conforto, num lugar onde ficam diversas especialidades.

A unidade e contemplada com estrutura moderna e tendo no seu quadro de servidores compostos por médico, enfermeira, técnico em enfermagem recepcionista e auxiliar de serviços gerais entre outros.

Em entrevista Raphael Antônio, Secretário Municipal de Saúde disse que a clínica tem por objetivo buscar a humanização do atendimento da saúde pública e que serão oferecidos atendimentos em cardiologia, clinico geral, dermatologia, ginecologia, ortopedia e pediatria.

” Em três anos que estou como secretário de saúde ouve avanços na área da saúde pública ao qual posso citar a exemplo a aquisição de equipamentos hospitalares, renovação da frota de ambulância e veículos, investimentos em cirurgias eletivas, a nossa rede de serviços na saúde com quadro clinico com médico com especialidades, exames acessíveis a população são realizados e em medias são realizados algo entorno de 400 ultrassom aproximadamente 80 a 90 tomografias que são exames de alta complexidade e tudo é possível graças ao equilíbrio financeiro da secretaria de saúde de Tucumã e a saúde tem avançado e preciso avançar cada vez e com fé em Deus vamos avançar a cada a dia a saúde pública do Município de Tucumã”. Informa Raphael Antônio.

BIOGRAFIA HERMOGÊNEO PELEGRINI – HOMENAGEADO.

Hermogêneo Pelegrini, primogênito de uma família de oito irmãos (Valmir, Célia, Rosa, Olir, Orivaldo, Maria, Benvenuto), nasceu no dia 22 de maio de 1937 na cidade de Ricarda – RS. Filho de Fiorinda Escatula Pelegrini e Avelino Pelegrini.

Desde muito menino, trabalhou arduamente na lavoura com seus pais e irmãos, no interior da pacata cidade de Ricarda/RS onde moravam, e aos poucos com muita coragem e persistência conquistaram espaço, com a produção e venda dos produtos advindos da agricultura familiar.

Hermogêneo ainda adolescente, já demonstrava sinais de independência e bravura, queria conquistar sua própria vida, ser alguém reconhecido pelo trabalho e esforço. Chegou a servir o Exército Brasileiro em Santa Maria/RS, título do qual se orgulhava ter feito parte.

Ainda moço, conheceu aquela que se tornaria sua esposa e mãe de seus filhos, dona Cilia Demichei Pelegrini, a qual mantinha profundo respeito, seria sua companheira para empreender novos desafios. Casaram-se ainda no Rio Grande do Sul, e em busca de melhores condições financeiras, pois na época a agricultura era a única alternativa para quem não tinha grau de estudo, se mudaram para o interior da cidade de Palmitos/SC.

Cidade esta, de poucos habitantes, mas próspera no manejo da lavoura, onde as terras eram boas, com preços justos. Adquiriram uma colônia de terra, na comunidade de Linha do Meio, onde se instalaram e iniciaram o plantio de soja, milho, trigo, feijão, e ainda cuidavam suas criações.

Dona Cilia e Seu Hermogêneo logo tiveram filhos, quase que um após o outro, parando somente no nono herdeiro. (Mairi, (in memoriam), Lari, Vildes, Leda, Olides, Sadi, Adelar, Clóvis e Juliana).

Ainda, como agricultor e dirigente de comunidade se aventurou na vida política, pois tinha desejo de ver sua cidade crescer e prosperar, de levar oportunidades iguais aos que a vida deu caminhos diferentes, de ajudar o pequeno produtor com incentivos do cooperativismo.

Com notório envolvimento nas decisões de sua Comunidade, dispôs-se a ser candidato a vereador pelo partido denominado à época PMDB, atual MDB, não logrando êxito em uma cadeira Legislativa, porém, conquistando votos que o tornassem 1º Suplente.

Seu Pelegrini, como muitos o chamavam, decidiu alçar vôos mais altos, tomando a decisão de vir na década de 80 para o estado do Pará, neste município de Tucumã. Cidade em pleno desenvolvimento à época, onde sua maior parcela eram matas, lugar de gente trabalhadeira e hospitaleira, e foi no ramo madeireiro que logo se identificou, destacando-se como um dos pioneiros da região, montando sua serraria às margens da PA 279, trabalhava em conjunto com sua família, gerando renda para o município e empregando diversos pais de família.

Anos se passaram, a estabilidade financeira construída com o suor trouxe maior comodidade, direcionamento seus filhos e netos ao crescimento profissional, repassando valores essenciais, preservando as origens e costumes para que num futuro próximo pudessem ter independência na conquista de espaço.

Hermogêneo, que nunca baixou a cabeça para as dificuldades se viu doente, com problemas no coração, lutando incessantemente por sua vida, passando por internações e cirurgias. No entanto, em 27 de dezembro de 2002 seu coração parou de bater, partindo para outro plano, mas seu legado continua, sua força, sua obstinação, coragem e perseverança de que um “Guerreiro nunca morre” ele se perpetua.

Pelo Companheiro que deixou sua marca no meio de nós, provando que a vida é o espaço de nossos sonhos!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade