Texto e fotos/ Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Imprensa e Comunicação Social do Governo “ Tempo de Paz e Prosperidade”.
Para auxiliar na prevenção à saúde da população de Tucumã contra o Novo Coronavírus, a Prefeitura adotou o uso obrigatório de máscara nos prédios públicos tanto para funcionários quanto para os visitantes.
Desde ultima semana, dia de retomada do atendimento ao público, o prefeito Adelar Pelegrini determinou que para adentrarem na sede Administrativa do Poder Executivo de Tucumã no Palácio dos Pioneiros os servidores e contribuintes só entre com o uso de máscara. Outra medida seguida pelo o porteiro e que seja auxiliando na higienização das mãos com álcool em gel tanto de servidores quanto de munícipes.
“É preciso que as pessoas entendam a importância em proteger as outras pessoas do contágio do Covid 19 e utilizem a máscara demonstrando a preocupação com os outros. Para cobrar que a população utilize máscara precisamos dar o exemplo. Por isso, na Prefeitura só é permitida a entrada de pessoas com máscara e todos os nossos servidores estão utilizando o equipamento de proteção. Vamos retomando nossa rotina com muito cuidado e prevenção”, disse Adelar Pelegrini.
O Governo Municipal de Tucumã de Tucumã vem seguindo medidas publicadas no decreto do Governo do Pará por número 609/2020, comércio e empresas só podem abrir com os funcionários utilizando máscaras e os clientes também, respeitando ainda o distanciamento das pessoas. Todos os órgãos e entidades da administração estadual pública direta e indireta passarão a funcionar das 9 às 15 h, com exceção das áreas de Saúde e Segurança. A partir da nova publicação, o Estado autoriza que agências bancárias impeçam o acesso de pessoas sem máscara aos estabelecimentos, mas ressalva os casos das agências lotéricas e unidades de autoatendimento.
“Os proprietários são responsáveis em garantir que seus colabores e clientes utilizem o equipamento de proteção dentro de seus estabelecimentos. Caso os fiscais vejam o descumprimento da ordem à responsabilidade será do proprietário”, alerta procurador jurídico do município, Dr. Pedro Junior.
Apesar da Prefeitura e do comércio estarem abertos ao público a recomendação é que as pessoas evitem sair de casa. A orientação é para que todos utilizem máscaras ao circular pela cidade.