(Ascom/ Tucumã) “O prazer de ler através das fábulas e dos contos de fadas”. Esse é o tema do projeto de leitura desenvolvido pela Secretaria de Educação do município de Tucumã nas escolas da rede municipal de ensino. O tema foi trabalhado em sala de aula durante um mês e o resultado está sendo apresentado em culminâncias.
As equipes técnica formada por professoras e coordenadoras de programas educacionais da Secretaria de Educação e Cultura de Tucumã, prestigiaram na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elcione Barbalho uma apresentação dos alunos do 2° ano (B e D) que apresentaram a fábulas da cultura como o “Chapéuzinho Vermelho” e Extinção de Animais na Natureza”, foram apresentados pelos alunos através de peças teatrais. Atividade faz parte do projeto “Teatro vai ao pátio”, da Sala de Leitura. Alunos, pais e responsáveis puderam assistir à apresentação das crianças.
A apresentação envolveu os alunos do 2° ano da turma “B e D”, onde ao longo do ano letivo, eles estudaram a fábula, realizando atividades de escrita e rescrita, culminado da adaptação da peça teatral. As professoras Gisele Rodrigues, Silvia Mendes e Claudia Busarello que no ato representaram a Secretária de Educação, Maria da Conceição Rocha Leão, estiveram presente na culminância. As professoras elogiaram as apresentações e parabenizou os alunos, professoras pelo trabalho realizado.
Para a técnica de enfermagem, Ivete Maria Wermuth, mãe da aluna, Yanne Wermuth Braga que interpretou a “Chapéuzinha Vermelha” enfatizou a importância da realização dos projetos como uma metodologia de estimular os alunos a ler e escrever, de alfabetizar os alunos. “E os contos de fadas se fazem importantes na formação das crianças, por proporcionar um caminho absolutamente infinito de descobertas, de interpretação e compreensão do mundo. Os contos fazem fluir o imaginário e levam as crianças a terem curiosidade”, pontuou, Ivete Wermuth.
De acordo com Edileusa Lima diretora da Escola do Elcione Barbalho as crianças fizeram uma apresentação de culminância do que foi desenvolvido em sala de aula que conta nota para avaliação escolar, sendo que para o 4° bimestre serão levados em conta o que foi desenvolvido e aprendido no 3° bimestre. Os alunos do 2° ano apresentou a fabula do “chapeuzinho vermelho” e enquanto os alunos do 1° ano apresentaram a fabula sobre o tema extinção de animais na natureza sendo que a turma do 3° ano tiveram apresentação dos trabalhos desenvolvidos o período.
A escola é uma instituição social que tem o objetivo de desenvolver a capacidade física, cognitiva e afetiva dos alunos através de procedimentos, atitudes, conhecimentos e valores. É o lugar onde o aluno passa grande parte de sua vida, portanto, precisa ser um ambiente agradável e interessante para que as experiências vividas lá dentro favoreçam o desenvolvimento e não reflita negativamente na vida adulta de seus frequentadores.
A presente monografia propõe mostrar como a Literatura Infantil será a grande aliada do Orientador Educacional na construção de valores e na melhoria da autoestima, estimulando e despertando o gosto e hábito pela leitura, facilitando o processo de aprendizagem.