Governo abre licitação para construção da delegacia de policia civil

O município de Tucumã vai entrar em parceria com Segup disponibilizando doação da área já aprovada e autorizada pela a Câmara de Vereadores.

Com Informações de Roney Wydiamaior/ Fotos Arquivo.

Recentemente o poder público municipal de Tucumã promoveu audiência pública com objetivo em discutir diversos problemas referente a segurança pública. Apesar de ser de competência do Governo do Estado porém cabe ao município buscar soluções constantes com objetivo de soluções plausível para minimizar os índices de violência urbana.

Doação do terreno e Licitação

O município de Tucumã vai entrar em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará (Segup) disponibilizando doação da área já aprovada e autorizada pela a Câmara de Vereadores para a construção da nova construção da Unidade Integrada de Policia Civil e cabe ao Governo do Estado via o Fundo de Investimento de Segurança Pública (Fisp) abrir licitação e aportar verba na construção dos espaços físicos do prédio da Depol de Tucumã.

As ações também fazem recentemente de visita ao município de Tucumã região do Alto Xingu no mês de março deste ano de uma comitiva composta por integrantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará ( Segup) formada pelo delegado geral, Rilmar Firmino e do diretor de Polícia Especializada da polícia Civil, Delegado, Silvio Maués, ocasião onde foi assinado convênio entre Prefeitura de Tucumã com o Governo do Estado, visando a construção das futuras novas instalações da Delegacia do município de Tucumã.

A época e segundo o que foi informado pelas as autoridades a nova unidade vai ser edificada no mesmo terreno, onde estava a antiga unidade da Polícia Civil. Também serão construídas novas delegacias nos municípios de Parauapebas, Curionópolis além e claro a de Tucumã.

Visita Técnica.

Fábio Dias, Secretário de Administração e Planejamento recebeu nesta terça – feira (05) integrantes da Comissão de Licitação do Fundo de Investimento de Segurança Pública ao qual vieram a Tucumã acompanhar as empresas em visita técnica que tenham interesse de receber proposta para a execução de obra e serviços de engenharia, referente ao processo licitatório na modalidade concorrência pública do tipo menor preço global com data prevista para acontecer no próximo dia 27 de dezembro as 9 horas. A obra está orçada em R$ 2. 103.592,04 (Dois milhões, cento e três mil, quinhentos e noventa e dois reais e quatro centavos.

Audiência Pública.

Para Fábio Dias, informou que essas ações já são frutos da realização da audiência pública sobre segurança promovida recentemente pela a Câmara Municipal no qual teve a partição direta do poder executivo. Dias Argumenta que o município tem apresentado um grande aumento da demanda dos serviços públicos disponíveis em Tucumã, principalmente no que tange a segurança pública ao assegurar que a construção de um prédio novo para a Delegacia de Polícia é um sonho antigo da população.

Laudo.

A desativação da Delegacia de Polícia Civil no Município de Tucumã se fez necessária ainda no ano de 2012 devido a situação de calamidade das péssimas condições físicas em que se apresentava o prédio da Depol. Um laudo produzido no ano de 2008 por dois peritos do Instituto de Criminalística do Renato Chaves; e um segundo laudo de viabilidade técnica, produzido em 2012 por uma arquiteta da prefeitura de Tucumã, foram claros a falta de estrutura do local o que levou a considerar que o prédio chegou a um estado de insalubre e inabitável tornando a repartição pública como um local inadequado tanto para os integrantes da Polícia Civil, que trabalhavam lá, quanto para a população carcerária da cidade.

Desativação.

Inaugurada no mês de março de 1997, ou seja, há exatos 20 anos, na gestão do então Governador Almir Gabriel, a Delegacia de Polícia Civil de Tucumã não oferecia mais nenhuma condições para abrigar um sistema de segurança à altura. Tanto é que a cerca 05 anos a mesma foi totalmente desativada e agora com o início das obras de construção da nova Depol a expectativas e que se será contemplado também o Destacamento da Policia Militar.