Adepará continua fiscalizando mosca da carambola no município de Tucumã

0

“Para realizar o monitoramento o técnico da Adepará utiliza um objeto branco, triangular instalado em galhos de árvores sendo que a captura é usada uma base adesiva. ”

Em Tucumã Zaqueu Silva, técnico em agronegócio do escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) realiza um trabalho de monitoramento periodicamente de combate a mosca da carambola. A praga ameaça mais de vinte (20) variedades de frutas no estado do Pará e podem prejudicar a exportação e a comercialização. Apesar dos problemas a economia e agricultura, o inseto não oferece risco a saúde humana.

Zaqueu Silva em entrevista para o programa de Rádio Tucumã em Ação, explicou que essa ação da Adepará no município de Tucumã e uma exigência do Governo Federal por meio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que pretende buscar a erradicação ou o controle da mosca da carambola em municípios paraenses.

Para realizar o monitoramento o técnico da Adepará utiliza um objeto branco, triangular instalado em galhos de árvores sendo que a captura é usada uma base adesiva. Segundo Silva quinzenalmente são realizados o controle da praga em municípios da região do Araguaia Paraense. Nesta vistoria não foi encontrada a mosca da carambola pesquisada em um pé de manga nas proximidades do Palácio dos Pioneiros, sede administrativa do Governo Municipal de Tucumã.

O Governo do Pará pretende erradicar a praga e manter a qualidade da fruticultura de exportação. Atualmente, o Pará está entre os 11 maiores produtores do país e tem até o dia 31 de março para cumprir as condicionantes do Ministério da Agricultura para manter a área livre e aberta para a exportação de frutas

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade