Objetivo do PMV é combater o desmatamento no estado, fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário
Roney Braga Wydiamaior/ Fotos/ WhatsApp./ Ascom/ PMT.
O município de Tucumã, região sudeste paraense, volta a ser certificado como Município Verde pelo Governo do Estado em reconhecimento às metas previstas pelo Programa Municípios Verdes (PMV) desenvolvido na região.
O evento foi realizado no auditório da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e segundo Clarismar Oliveira, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Indústria e Turismo de Tucumã (Semati) informa que o objetivo do PMV é combater o desmatamento no estado, fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário e também de gestão ambiental, com foco em pactos locais, no monitoramento do desmatamento, na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na estruturação da gestão ambiental dos municípios participantes.
No caso especifico de Tucumã, Clarismar Oliveira disse que o município cumpriu todas as metas exigidas para os órgãos ambientais conquistando a assim o status de Município Verde. “Esse título recebido hoje do governo estadual é um reconhecimento pelas diversas ações desenvolvidas pela prefeitura de Tucumã através da Secretaria de meio ambiente Turismo e Indústria. Estamos no caminho certo. Promovendo o desenvolvimento sustentável e protegendo a natureza” Concluiu Clarismar Oliveira.
METAS –
Redução do desmatamento ilegal. Fiscalização ambiental atuante. Conselho de meio ambiente ativo. Promoção do desenvolvimento sustentável. Viveiro Municipal. Cadastro Ambiental Rural acima de 80% das propriedades. Secretaria apta para exercer a gestão ambiental. 100% dos recursos do ICMS verde repassados ao fundo Municipal de meio ambiente.
Entidades ambientais e órgãos fiscalizadores presente ao evento.
IIEB instituto Internacional de Educação. CREA. EMATER. Ministério Público Federal e Estadual. AMAZON. TNC. Sedap. Famep. Sedeme. IBAMA. Ideflor. ISA- Instituto Socioambiental. INCRA. Entre outros