A iniciativa da Administração municipal,representa uma oportunidade de comercialização dos pescados e garantir aos consumidores a obtenção de peixes fresco e vivos a preços baixos
Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de imprensa/ Prefeitura de Tucumã/ Fotos/ Colaboração/ Quezia Galvão.
A Feira do Peixe Vivo de Tucumã, devera superar as expectativas dos organizadores e piscicultores . O número de clientes, assim como o volume e a comercialização estão tendo avaliação positiva. Boa parte da produção de peixe advêm de criatórios das pisciculturas Aparecida – vicinal 17, família Kun, Vale Selva de Pedras – família Tanus e Vale do Pirarucu da família Francesco ambas na vicinal do Britador, zonal rural do município.
O evento é organizado pela Administração Municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará ( Emater), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará ( Adepará) e Associação dos Aquicultores de Tucumã e Região, Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae – PA) sendo supervisionada pela Vigilância Sanitária local ( Anvisa).
De acordo com o prefeito Adelar Pelegrini disse em entrevista para a imprensa a iniciativa representa uma oportunidade de comercialização dos pescados e garantir aos consumidores a obtenção de peixes frescos, vivo, tendo em vista a Semana Santa, quando há substituição da carne vermelha pelo o pescado. ” É, também é importante para a população, que pode adquirir produtos de qualidade e preços acessíveis e ótimo para os piscicultores já que a feira da essa oportunidade para comercializar boa parte da sua produção e complementando a renda”. Comentou o prefeito Adelar Pelegrini.
Segundo o que informa a Secretária de Agricultura de Tucumã, Cássia Alexandrino, a expectativa e que seja comercializado algo em torno de 10 toneladas de peixes das espécies tambaqui, tambatinga, pintado, piau cabeça gorda, tilápia entre ouros . ” O objetivo da feira, que é uma tradição na Semana Santa no Município, é o de incentivar o consumo de peixes e promover a piscicultura municipal, para isso o incentivo de pescado para comércio, vindos diretamente de piscicultores do próprio município”. Informa Cássia Alexandrino, Secretária de Agricultura de Tucumã.