Roney Braga Wydiamaior/ Assessoria de Comunicação Social do Governo “ Tempo de Paz e Prosperidade”
A Secretaria de Saúde de Tucumã confirmou oficialmente na manha deste sábado, dia 25, o terceiro caso de Covid-19 no município. Os três casos confirmados estão todos em isolamento e sendo monitorados pela equipe de Saúde da Prefeitura de Tucumã. O paciente e uma pessoa de 45 anos de idade o mesmo se encontra em isolamento domiciliar e apresenta sintomas leves, todas as pessoas que estiveram em contato com ele estão sendo devidamente rastreadas e monitoradas.
Através da Central de Atendimentos, Boletins Diários, Comitê de Crise, são contabilizados até o fechamento desta edição 139 casos monitorados, ou seja, pessoas que estão em quarentena em casa – quadro (gripal), sendo monitoradas pela equipe em que no momento não tem critério de coleta de material.
Casos suspeitos 04 – Esses casos suspeitos situação em que foi coletado para exames.
Casos descartados – 04 – Situação em que foi coletado o material e o resultado deu negativo.
Casos confirmados – 03 – Quando o resultado deu positivo para situação de coleta.
Barreira sanitária – 2.235, número de pessoas atendidas pela barreira sanitária.
A Secretaria de Saúde de Tucumã não repassou a informação de que o terceiro caso seja relacionado às empresas de Tucumã ou algum órgão público da esfera do Municipal, Estadual ou Federal, de forma a preservar a identidade do paciente.
A Prefeitura de Tucumã reforça a todos os munícipes que tomem as devidas precauções com a utilização de máscaras, uso de álcool gel, lavar sempre as mãos e manter o distanciamento. Outra informação e para evitar a proliferação do vírus, é recomendado lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Ainda segundo informações da Secretaria de Saúde de Tucumã, um numero de telefone (9. 9997 – 3185, da Vigilância em Saúde foi disponibilizado para atender os casos suspeitos do município ou para informar sobre pessoas que chegam na cidade de outras localidades do Brasil. Além disso, a orientação é para que, grupos de riscos, como diabéticos, hipertensos, idosos, tenham um cuidado ainda maior, devido terem imunidade mais baixa.