Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicação Social do Governo “ Tempo de Paz e Prosperidade”. Foto/ Wesley Costa/ Fato Regional.
O prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini, reforçou nesta terça-feira (12), em entrevista, a importância dos tucumaenses utilizarem máscaras como proteção ao coronavírus. A medida está prevista no decreto 512/2020, que dispõe sobre o enfrentamento do Covid-19.
O artigo 4º do decreto estabelece a “necessidade do uso de máscaras por todos os cidadãos de Tucumã, em todas as ocasiões em que não estiverem em sua residência”, para evitar a transmissão do vírus. “O texto torna ainda obrigatório o uso de máscaras para acesso e permanência em qualquer estabelecimento comercial; e para o desempenho das atividades em repartições públicas e privadas”. Poderão ser usadas, além das descartáveis, máscaras de tecido laváveis.
“Nessa fase da pandemia, usar máscara é fundamental. O vírus já está entre nós, está circulando, e nós precisamos ficar atentos”, afirmou Adelar Pelegrini, lembrando que o município já tem vinte casos de Covid-19 confirmados e um óbito.
Segundo ele, o uso dessa proteção é recomendado pelo Ministério da Saúde e também pela Secretaria de Estado da Saúde do Pará. “Se a pessoa vai sair de casa por qualquer motivo, que não tem jeito de ficar em casa, use máscara”, pede.
O prefeito lembra que a Prefeitura está trabalhando na orientação e conscientização das pessoas sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade de Tucumã. “É obrigatório o uso de mascaras. Estamos fazendo um trabalho de informação. Alerta.
Pelegrini lembra que a Prefeitura está adquirindo máscaras de pano laváveis, distribuídas à população tucumaense. “Ninguém vai ter desculpa de não usar a máscara”, assinala, observando que as pessoas já devem usar essa proteção nesta semana, com máscaras que adquiriram, receberam no trabalho ou que confeccionaram em casa.
Diante dessa realidade da doença em Tucumã, o prefeito reforçou o pedido de manutenção do isolamento social. “Volto a pedir: fique em casa, sobretudo você, senhor e senhora, que tem 60 anos ou mais. O vírus é muito letal para vocês e vocês são muito importantes para todos nós em Tucumã”, completou, reforçando que o objetivo central no município é evitar mais óbitos. “Casos (de Covid-19) a gente sabe que vai ter, mas nossa luta principal é para não termos mortes ou poucas em Tucumã”, finalizou Adelar Pelegrini.