“Na minha vida profissional eu nunca vivi um momento como esse em que lutamos contra o novo Coronavírus. Nós recebemos os pacientes, realizamos os primeiros atendimentos. É claro que ficamos preocupados com a nossa infecção. Afinal, estamos na linha de frente. Me sinto muito privilegiada”. Assim avaliou a técnica de enfermagem, Maria de Fátima Oliveira, a primeira pessoa a ser imunizada no município de Tucumã, nessa terça-feira (19).
Maria de Fátima, que tem 65 anos e há 20 atua no município como técnica de enfermagem, contou que recebeu a notícia que seria a primeira pessoa a tomar a vacina contra o Coronavírus com alegria e ansiedade. “Eu trabalho lá, no meio do povo doente. Eu não me infectei e nem vou ser. Agora eu estou vacinada”, comemorou.
Emoção para quem toma, mas também para quem aplica. A técnica de enfermagem, Keilla Patrícia foi a profissional selecionada para aplicar a primeira dose da vacina. “É muito emocionante. É gratificante participar deste momento. Já vimos muitas situações difíceis e sonhamos por esse momento, que enfim chegou”, comentou aliviada a coordenadora do Centro.
Por serem médicos, o prefeito e vice-prefeito do município, atuantes na linha de frente, Dr. Celso Lopes e Dr. Wanderlei Vieira, também foram imunizados, bem como a técnica de enfermagem, Josiane dos Santos, que fez aplicação da vacina dos gestores.
O município de Tucumã recebeu 334 doses o que vai dar para imunizar 40% dos profissionais de saúde que estão lidando no dia a dia no atendimento da população no combate ao Coronavírus. Agora é aguardar o restante, os 60%, que serão repassamos posteriormente pelo Governo do Estado. As doses de CoronaVac, da farmacêutica chinesa Sinovac, foi desenvolvida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo.
A prefeitura quer finalizar em uma semana essa primeira fase, que é de vacinar os profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente. “Vamos reforçar nossas bases de atendimento à população. Oferecer atendimento de qualidade, com triagem, consulta, farmácia e testes rápidos – estes já adquiridos”, destacou Dr. Celso Lopes, prefeito de Tucumã.
Transporte
O comboio trazendo a vacina saiu do município de Redenção no início da tarde. Após percorrer aproximadamente 200 km, a equipe técnica do Centro de Combate ao Coronavírus cuidou da armazenagem correta das doses da vacina. Patrícia Witeck, coordenadora de endemias de Tucumã, reforçou que o material recebido será apenas para atendimento dos profissionais da saúde que estão atuando da linha de frente. “Ao recebermos novas unidades, organizaremos as próximas fases da vacinação, até atingir toda a população”, reforçou.
A segunda fase da campanha de vacinação será com os idosos, profissionais da segurança pública, indígenas aldeados e quilombolas.
Texto: Kenny Teixeira/Ascom PMT
Fotos: Marcio Albano/Ascom PMT