Tucumã: Grupo Ecológico realiza 2º JetTour nos rios Carapanã, Fresco e Xingu em defesa do meio ambiente

0

Participaram do evento pessoas de Ourilândia, Tucumã, São Felix do Xingu e Marabá (PA), e Palmas e Araguaína, no Tocantins.

Por Lima Rodrigues, de Tucumã Conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente as margens dos rios. Com este objetivo um grupo de empresários realizou no domingo (3) o 2º JetTour Ecológico pelas águas dos rios Carapanã, Fresco e Xingu, na região de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará. O passeio ecológico não tem fins lucrativos e cada participante banca do próprio bolso o gasto para participar do passeio, que é organizado pela revista Norte Brasil, editada pelo publicitário Amauri Jr., de Ourilândia (PA).

Cerca de 25 Jetskis navegaram pelas águas dos rios por uma boa causa. Durante o passeio ecológico, o grupo parou algumas vezes em áreas desmatadas nas beiras dos rios para plantar mudas de árvores como Ipê Amarelo, Mogno Africano, Massaranduba, dentre outras espécies.

“Na realidade, se formos levar ao pé da letra, este é o 4º JetTour, já que começamos ainda em 2009 com um grupo de apenas cinco amigos e em 2010 este número aumentou um pouco. No ano passado foram 15 Jetskis e neste ano já apareceram mais de 20”, afirmou o eletricista Noé dos Anjos dos Santos, que além de participar do movimento ecológico, é um salvador da pátria para os participantes que enfrentam problemas mecânicos com os jet-skis.

“Estou feliz com o resultado do 2º JetTour porque neste ano aumentou o número de participantes e as pessoas estão divulgando esta ideia em vários estados do Brasil e se conscientizando cada vez sobre a necessidade de preservarmos a natureza. Não tivemos patrocínio de ninguém e de nem um órgão governamental, até porque os prefeitos acabaram de assumir seus mandatos e estão sem dinheiro para apoiar quando evento no momento. Esperamos ano que vem contarmos com o apoio dos governos municipais e estadual para fortalecermos ainda mais este movimento ecológico que não fica só na teoria, mas vai de fato para a prática da preservação ambiental nas águas dos rios”, afirmou Amauri Jr.

A pecuarista Angelina Ribeiro lembra que ajudou a fazer a comida para o grupo em 2009, debaixo da ponte sobre o Rio Fresco, a 30 km de São Felix do Xingu. “Meu marido participou e resolvi colaborar com o movimento”, disse ela. No domingo, mais uma vez Dona Angelina estava lá ajudando no almoço para participantes, que incluiu arroz com pequi, salada, mandioca cozida e muita carne assada preparada por outro integrante do grupo.

Para a vice-prefeita de Ourilândia (PA), Ângela Liberato, “o JetTour é muito importante para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de se preservar os rios da região e também para fortalecer o turismo no sudeste nos municípios que participam do evento”.

“Este movimento ecológico contribui em muito para alavancar o turismo na nossa região e para conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar os rios Carapanã, Fresco e Xingu”, destacou o secretário de Turismo do município de São Felix do Xingu, Vicente de Paula, mas conhecido pelo apelido de “Jacaré”.

Já o prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini (PMDB), disse que o JetTour abre espaço para valorizar o turismo na região. “Com certeza. Além de preservar o meio ambiente e alertar a população sobre a importância dos rios Carapanã, Fresco e Xingu, este movimento ecológico desperta também o interesse de pessoas de outros estados para a prática de esporte radical na nossa região e isto é muito bom para os municípios envolvidos no JetTour. Parabenizo os organizadores pela realização do evento”, afirmou Adelar.

A cobertura completa do 2º JetTour será destaque no próximo domingo a partir das 9 da manhã no programa Conexão Rural na RBA-Parauapebas, Band, canal 30.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade