Representantes da Comunidade Santa Marta mantem tradição com Fogueira de São João na Vicinal Cajazeira

0

(Ascom Tucumã) O Casal Ubaldino Oliveira e Silvia Bragança de Oliveira residente na vicinal Cajazeira e representantes da Comunidade Santa Marta, prepara mais uma edição da tradicional festa em homenagem a São João Batista. O evento está programado para iniciar logo mais as 20:00h com a realização de uma oração de um terço de intercessão de São João Batista.

De acordo com o senhor Ubaldino Oliveira, conhecido por todos no município de Tucumã de (Baldino da Cajazeira), essa comemoração já acontece na vicinal a pelo o menos uns 25 anos. Sendo que em sua propriedade rural esse será a segunda vez que acontece o festejo. Ele lembra que em 1995 o festejo foi realizado em sua residência e agora e um prazer voltar a recepcionar os amigos não só da vicinal cajazeira bem como aos amigos e conhecidos de comunidades da região e vicinais entre as quais P -14, Rosa de Sarom, Vicinal 13, 29 de Junho, V -6 Vila da P -5 entre outras.

Baldino agradece pelo o apoio de todos na realização do evento em especial os representantes da Comunidade Santa Mara que o ajudaram a montar a gigante fogueira de São João. O festejo contara também com comidas típicas, refrigerantes, agua, doces, bolos e carne assada. Também é aguardada a presença de autoridades municipais entre as quais o prefeito Adelar Pelegrini, vereadores municipais, secretários, presidentes de sindicatos e associações, além de outras lideranças.

Por que acendemos a fogueira no São João?

Acender a fogueira no São João é uma tradição! Mas onde surgiu esse hábito? O que ele significa? Bem, a fogueiras juninas são de origem européia e fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. A fogueira do dia de “Midsummer” (24 de junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia.

Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Estas celebrações estão ligadas às fogueiras da Páscoa e às fogueiras de Natal.

Uma lenda católica conta que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.

“A fogueira tá queimando em homenagem a São João…”, cantou Luiz Gonzaga. De acordo com a tradição católica, a fogueira queimou, nas montanhas da Judeia, para anunciar o nascimento de João, no dia 24 de junho. Foi a forma que sua mãe Isabel encontrou para comunicar a chegada do filho à Maria, sua prima, que também estava grávida e seis meses depois daria luz a Jesus

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade