Durante os dias 19 e 24 de novembro, a Casa de Gothardo Portela (Tucumã/PA) uniu as Oficinas de dança, teatro, música e capoeira e promoveram o espetáculo Mãe África, o espetáculo.
O espetáculo retratou a cultura do povo africano desde sua chegada ao continente americano, passando por todas as fases até sua “abolição”, datada de 13 de maio de 1888. Mostrando a dor da mãe negra em ter seus filhos arrancados de seus seios e o orgulho de seus filhos por sua mãe, que mesmo estando longe mantendo e disseminando suas tradições, que até os dias atuais continuam a se perpetuar.
Na noite de estreia, o teatro Tucumã contou com uma seleta plateia composta por autoridades municipais, empresas parceiras, fornecedores, coparticipantes (responsáveis pelos integrantes do elenco) e colaboradores da Casa. Foi uma noite de pura emoção onde meninos e meninas, ensaiados e dirigidos há mais de seis meses pelos Educadores Cleyton Melo e Joanderson Caetano, puderam colocar em prática toda a sua técnica e emoção no palco. O público ficou maravilhado com o trabalho. Ao final foi servido um coquetel ao presentes.
No domingo, dia 20 aconteceram mais duas sessões abertas ao público onde a primeira se realizou às 16h e a segunda às 19h. Em todas as sessões obtivemos um número significativo de expectadores. Até o final do dia para 243 pessoas que saíram encantadas com o espetáculo.
Entre os dias 21 e 24 de novembro foi a semana do PROJETO ESCOLA. Na ocasião foram convidadas todas as escolas Municipais e Estaduais de Tucumã para assistirem ao Espetáculo. Uma plateia de estudantes, acompanhados por seus professores e diretores. Vimos por vezes olhos marejados de lágrimas de tanta emoção na plateia e nos cumprimentos finais.
Foram dias especiais e inesquecíveis.
Ao todo Mãe África, o espetáculo foi visto por 845 pessoas em 06 sessões. Um sucesso de crítica e público!
Encerramos esta primeira temporada com um gostinho de “quero mais”.
fonte: Lar Fabiano de Cristo