Com procura expressiva dos participantes de diversas áreas e em um formato inovador, a rede de proteção da assistência social do município de Tucumã participou da Conferência Municipal da Assistência Social, na última quinta (24). O objetivo foi obter as diretrizes norteadoras das políticas públicas voltadas para Assistência Social nos âmbitos municipal, estadual e da União.
Sob o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento
público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, o numero de 230 inscrições superou as expectativas.
A iniciativa do formato on-line para uma ação deste porte é considerada pioneira. Para Lívia Lira, secretária de Desenvolvimento Social, e membro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), “a grande procura “mostra o empenho da rede de proteção de Tucumã em fortalecer a atuação dos atores sociais na formulação de políticas públicas eficazes na proteção, prevenção e promoção dos nossos usuários”, destacou.
Para a Conferência, cinco salas virtuais foram organizadas para melhor seguir o debate, tais como: proteção social, financiamentos, controle social, gestão e acesso às seguranças socioassistenciais, atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências. Para Adriana Barbosa, assistente social, “a participação foi expressiva, já que atores da rede de proteção como assistência, educação, saúde, ONG’s puderam contribuir com suas vivências”.
“Agora as diretrizes serão apresentadas na conferência regional, em setembro, e as deliberações mais relevantes, seguem para conferência estadual, até chegar na nacional”, explicou Cássio Araújo, secretário executivo do Conselho Municipal de Assistência Social de Tucumã.
Texto: Kenny Teixeira/Ascom PMT
Fotos: Márcio Albano/ Ascom PMT