Cirurgia de catarata é mais uma conquista para a saúde da população

Dr. Camila Xavier as cirurgias realizadas foram bem sucedidas tanto na primeira etapa quanto nessa segunda. Ela explica como se prevenir da doença que atinge uma parcela da população.

Com Informações de Roney Wydiamaior/ Fotos Yanne Braga.

A emoção de ter a visão restabelecida foi experimentada por 100 tucumaense nestes 05 dias de atendimento, ou seja, quinta, sexta, sábado, domingo, segunda e terça – feira. São pacientes que se submeteram a uma intervenção cirúrgica no olho para remoção de catarata.

Algumas dessas pessoas estava há anos com a visão prejudicada e que foi completamente restituída graças ao investimento da Secretaria Municipal de Saúde de Tucumã em uma parceria com o Governo do Estado do Pará por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Esse número pode aumentar para 200 pacientes atendidos, já que há outros foram realizados na primeira etapa realizada no mês de setembro deste ano.

O secretário de Saúde de Tucumã Raphael Antônio esteve com o prefeito Adelar Pelegrini realizando acompanhamento dos atendimentos explica que o mutirão de cirurgia de catarata está sendo possível graças aos esforços integrado entre prefeitura e governo do Estado que alocou recursos especifico para atender a demanda no tocante destas duas etapas para a realização das cirurgias de cataratas na Unidade do Centro Ambulatorial Especializado de Tucumã. “Estamos muitos realizados em poder atender uma parcela da nossa população com mais essa etapa de cirurgia de cataratas e queremos que nossa saúde avance cada vez para a satisfação dos nossos munícipes”, declara Raphael Antônio.

De acordo com a oftalmologista Dr. Camila Xavier as cirurgias realizadas foram bem sucedidas tanto na primeira etapa quanto nessa segunda. Ela explica como se prevenir da doença que atinge uma parcela significativa da população. Segundo a profissional de saúde a pesar de a grande maioria dos casos de catarata ser uma consequência do processo natural de envelhecimento, alguns pacientes desenvolve a opacidade como consequência de alguma outra doença, como uma uveite (inflamação dentro do olho) ou glaucoma. ” Olha a visão da gente é muito importante para o nosso cotidiano e essa doença tem associação com a idade e essas cirurgias tem um fator em devolver a visão pra essas pessoas. A catarata e uma doença que nos consideramos degenerativa e ela e inevitável e igual a cabelo branco podemos ter com 30 ou com 50 anos mais agente vai ter. Então a catarata mais cedo ou mais tarde as pessoas irá ser acometido”, Frisou, Dr. Camila.

O ideal é fazer uma consulta com um oftalmologista para que o quanto antes possa detectar algum problema que ameace a saúde dos olhos já que o médico saberá indicar a melhor forma de manter essas doenças sob o controle, atuando também na prevenção da catarata.

CATARATA – A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Mas com o tempo, a catarata acabará por interferir na visão.

Em um primeiro momento, iluminação mais forte e uso de óculos podem ajudar a lidar com a catarata. Mas se a visão prejudicada interfere com as atividades normais, é necessário fazer a cirurgia de catarata. Felizmente, a cirurgia de catarata costuma ser um procedimento seguro e eficaz.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo, o que representa cerca de 20 milhões de pessoas. Como a expectativa de vida da população mundial está aumentando, o número de pessoas com catarata tende a crescer.