A distribuição de 40 litros de álcool gel para os trabalhadores da feira municipal de Tucumã Gonçalo Sampaio. Cerca de 100 boxes, durante os dias de semana, funcionam no local. A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal de Tucumã (PMT), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, responsável pelo espaço físico. O objetivo é tomar medidas que diminuam a propagação do Covid -19.
O município tem registrado aumento nos casos. Uma média de 70 casos por dia. Por este motivo, o prefeito de Tucumã, Dr. Celso Lopes deve expedir em breve um decreto com a normativa de funcionamento no município no enfrentamento ao coronavírus.
O espaço da feira é dividido por mais de 100 trabalhadores, que está sendo mantido pela prefeitura, mas que conta com a participação efetiva dos feirantes. No domingo, este número quase dobra. “Estamos aproveitando esse momento para completar o mapeamento deste local, organização dos feirantes e consequentemente uma melhoria no serviço prestado”, disse o secretário de agricultura, Laudi Witeck.
Como uma forma profilática, o secretário municipal ainda esclareceu que o momento atual é de cautela, e que exige medidas emergenciais para o controle dos números de Covid- 19 no município. “Para semana vamos trazer à feira equipes de trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para alertar a população que o vírus não acabou”, disse o atual secretário.
Segundo José Barbosa, bananeiro há mais de 20 anos na feira de Tucumã, é preciso se ter esse trabalho de prevenção. “Precisamos manter o distanciamento, ter cuidado. É preciso ter um trabalho mais intensivo como forma de fazer com que a população siga as normas”, afirmou.
Além dos 40 litros distribuídos na ação, outro quantitativo foi disponibilizado para reposição do produto para a utilização de clientes e feirantes. O prefeito Celso Lopes deve estabelecer
nos próximos dias um novo decreto em prol do combate à propagação do novo coronavírus.
Serviço: o horário de funcionamento da feira Gonçalo Sampaio, localizada na rotatória central da Praça Ronan Magalhaes, é de segunda a sábado das 6h as 18h. Aos domingos é até as 12h.
Texto: Kenny Teixeira/Ascom PMT
Fotos: Marcio Albano/ Ascom PMT