Ações de Saúde com exames e palestras marcaram encerramento da campanha Outubro Rosa em Tucumã

Texto e Fotos/ Roney Braga Wydiamaior/ Ascom/ PMT

Com o objetivo de reforçar e mobilizar a população quanto à prevenção e o combate ao câncer de mama e do colo do útero a prefeitura de Tucumã por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveram o encerramento da campanha Outubro Rosa edição 2019.

Durante a manhã desta quinta – feira (31) no salão social da Igreja Assembléia de Deus Madureira foram realizadas palestras motivacionais com o tema “Valorize sua Mente” com o professor João Fagner já a doutora Adriana Machado proferiu palestra sobre o câncer de mama e de colo do útero entre outras ações como a mesa redonda com fatores emocionais, nutricionais e físicos da mulher.

Os secretários municipais de Saúde, Desenvolvimento Social, Agricultura, Educação e Cultura juntamente com o Conselho Municipal de Saúde e vereadores acompanharam também apresentações culturais em parodia realizada pela a escola Elcione Barbalho em libras com o tema mulher vitoriosa sendo que o cantor gospel Jerry Adriano levou uma mensagem de Deus cantando o hino Lindo És.

Cabe destacar que todas as Estratégia da Saúde da Família foi proferido palestras por profissionais da área da saúde pública acerca do tema além da realização de mais de 170 exames de mamografia na rede pública conveniada com o Sistema Único de Saúde.

A enfermeira Kamila Serra da Estratégia da Família da Saúde anexo ao Hospital Municipal Hilarina Barretos localizado no Bairro das Flores informa que o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde em referência da campanha foi positivo.”Foram disponibilizados vários atendimentos durante todo o mês de outubro, incluindo ainda, o desenvolvimento de ações educativas. Todo esse esforço foi importante, porque ampliou o atendimento na rede de atenção básica, a partir da descentralização de serviços, e também reforçou, o trabalho de conscientização do público em prevenção do câncer”, comentou.

Para o Secretário de Saúde de Tucumã, Raphael Antônio, prevenir ainda e o melhor caminho destacando a importância da mobilização, já que ama cuida ao fazer alusão ao Outubro Rosa. Ao encerrar oficialmente o Outubro Rosa no mesmo dia foi lançada pela secretária de saúde a campanha do Novembro Azul, com destaque para prevenção do câncer de próstata.

Exames realizados no mês de Outubro

Relação de Preventivos por Unidades de Estratégia da Saúde da Família:

ESF 1: 13 Bairro das Flores

ESF 2: 50 – Palmeira

ESF 3: 20 – Vila da Paz

ESF 4: 15 – Centro

ESF 5: 07 – Maracanã

ESF 6: 25- Monte Castelo

ESF 7: 20 – Residencial Vale das Rosas

SESPA: 70 Sespa.

Em resumo foi realizado pelo município de Tucumã um total de 107 mamografias nesse mês de Outubro de 2019.