Ações integradas com Barreiras Sanitárias das Secretarias de Saúde de Tucumã e Ourilândia do Norte previnem disseminação ao Coronavírus

Os Governos dos Municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte adotaram mais uma medida para fins de prevenção e controle da transmissão do Novo Coronavírus (Covid-19). As Secretarias Municipais de Saúde trabalham de maneira integradas e na manhã desta quinta – feira (08) instalaram, uma Barreira Sanitária a altura do Km 139 com frente ao Aeroporto Municipal Ernesto José de Ourilândia do Norte.

Os profissionais de Saúde da Atenção Primária, Vigilância em Saúde e da Vigilância Epidemiológica Sanitária das Secretarias Municipais de Saúde das respectivas cidades, estão orientando e aplicando a verificação de temperatura na população e motoristas que trafegam na rodovia estadual com destinos as cidades de Tucumã, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu, Água Azul do Norte em prevenção a pandemia do Covid -19.

A Barreira Sanitária e realizada como forma de prevenção ao Covid – 19 na população e conta com o apoio da Policia Militar do Pará por meio de homens do Comando Regional da Região do Alto Xingu com sede na Cidade de São Félix do Xingu. De acordo com o Tenente Coronel Getoni informou que esse trabalho tem como cumprir o Decreto Governamental do Governo do Pará. “E estamos vedando a entrada e saída de coletivos de transportes intermunicipais sejam vans, ônibus e micro ônibus a fim de evitar a chegada da Pandemia, uma vez que nessas cidades da P A 279 ainda não há nenhum registro confirmado de pessoas infectada com o convid – 19 e dessa maneira a Policia Militar estar presente junto com as prefeituras fazendo esse trabalho integrada em cumprimento e medidas de decreto do Governador Helder Barbalho”. Informou o Tenente Coronel Getoni.

O Secretário de Saúde de Tucumã, Raphael Antônio explica que a Barreira Sanitária e de extrema importância já que o momento e prevenção e informação. “As abordagem são feita sendo que é realizado uma pré – triagem com aferição de temperatura corporal na testa e que caso seja identificado com sintomas febril ou outra alteração respiratória, o indivíduo será direcionado para os protocolos de investigação em acordo com normativas da Secretaria de Saúde Pública do Pará, Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. Porém e bom deixar claro que as pessoas estão tendo uma sensação que a vida voltou à normalidade e não é isso e preciso seguirmos recomendações do isolamento social como maneira de evitar a disseminação do vírus covid – 19”. Relata Raphael Antônio.

BOLETIM DIÁRIO DO CORONAVÍRUS EM TUCUMÃ.

No boletim diário divulgado até as 18 horas desta quarta – feira (07), a Prefeitura de Tucumã por meio da Secretaria de Saúde e do Comitê de Crise informou que não existe nenhum caso confirmado de coronavírus no município. Sendo que casos suspeitos ( 00), Casos Descartados ( 01), Casos Monitorados ( 32), Casos Confirmados ( 00).