Agentes Comunitários de Saúde participaram de cerimônia de entrega de certificados do curso de qualificação profissional

Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicação/ Prefeitura de Tucumã.

A prefeitura de Tucumã em parceria com o governo do Pará, por meios das secretarias municipal e estadual de saúde em conjunto com a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” promoveram para Agentes Comunitários de Saúde, curso de qualificação.

A entrega de Certificados para os Agentes Comunitários de Saúde de Tucumã ocorreu na manhã desta quinta – feira (09) nas dependências do Pólo Universitário José Antônio Azevedo e contou com a participação do Prefeito Adelar Pelegrini, Chico do Azougue, secretário de Desenvolvimento Social Pastor Alex Cerqueira, Secretário de Saúde Rapahel Antônio, Jander Vinicius Vieira enfermeiro e diretor administrativo do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), enfermeira Gessica Borges e Francisca do Rosário Campos, técnica da Atenção Básica do 12º Centro Regional de Saúde.

O curso, que teve inicio deste ano, teve duração de 5 meses com a carga horária total de 400 horas e com participação de 39 agentes comunitários de saúde, sendo que objetivo e de capacitar os agentes comunitários de saúde para realizarem atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizadas em domicílios ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS. O profissional estende, também, o acesso da população às ações e serviços de informação, de saúde, promoção social e de proteção da cidadania e de saúde mental.

O curso contemplou diversas áreas de saúde publica como saúde bucal, saúde da mulher, saúde da criança e mental.