Agentes de Endemias aplicam produto “Hipoclorito” Visando Eliminar a Proliferação do Mosquito Transmissor de dengue em piscinas em Tucumã

Os profissionais de saúde aplicaram produtos dentro dessa piscina em um imóvel que por hora se encontra desativada há alguns anos. Segundo a Coordenação de Endemias não foram encontrados lavas do Aedes Aegypti na verificação deste imóvel.

Dados: Levantamento rápido de índices para Aedes Aegypti – Lira em acordo previsto pela Vigilância Entomológica de Dengue para avaliação de índices de Tucumã apontam que os bairros Palmeira I (está negativo para dengue) Palmeira II se encontra médio risco 3,37%. Enquanto os bairros Rodoviário, Biquinha, Bairro das Flores, Monte Castelo e o Centro aparecem em alto risco.

Nessa época de intenso inverno amazônico na região Araguaia Paraense quase diariamente ocorre em Tucumã chuvas esporádicas seguidas de frio intenso. Durante esse período, moradores de prédios e condomínios fazem menor uso das piscinas e equipamentos aquáticos. Porém, a manutenção adequada deve continuar a ser uma prioridade.

Além de voar silenciosamente e de ter hábitos diurnos, o Aedes prefere água limpa, sem muita matéria orgânica ou componentes químicos agressivos, como o cloro. Entretanto, a presença desses componentes não impede o mosquito de utilizar a piscina como criadouro para os ovos.

Por isso, cuidar das piscinas é importante. Em períodos de desuso, a Secretaria da Saúde de Tucumã  orienta os moradores a diminuírem ao máximo o nível de água nas áreas de lazer. Os agentes de endemias realizam com o uso de produto hipoclorito para eliminar a proliferação do mosquito transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya.

O sucesso do combate ao mosquito da Dengue, Aedes aegypti, depende da colaboração da população, os moradores devem permitir a entrada dos agentes de endemias e ficar atentos para cuidados simples dentro das casas como remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais (inservíveis) que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação e tratar a água das piscinas. São essas as orientações que os agentes da Prefeitura de Tucumã levam aos munícipes durante as atividades educativas realizadas durante toda a semana. Informou Luzivan Guimarães, Coordenador de Endemias.

Outra orientação é o uso de água sanitária. Estudos comprovam a eficiência da substância. Utilizar 2ml de água sanitária por litro de água já é suficiente para matar as larvas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A Vigilância Epidemiológica de Tucumã orienta para que as pessoas com qualquer sintoma da doença, como febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira, procurem inicialmente as unidades básicas ou de saúde da família mais próxima da sua residência.

Os moradores que tiverem alguma dúvida sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti podem entrar em contato com Vigilância Epidemiológica pelo telefone (94) 9. 9196 -6387. ( Falar com Luzivan Guimarães).