AJUDAR AO PRÓXIMO: Costureiras de Tucumã contribuem com APAE na confecção de máscaras em prevenção ao Covid -19

Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicação do Governo “ Tempo de Paz e Prosperidade”/ Fotos/ Colaboração/ Roberto Vieira.

Por causa da pandemia do coronavírus, a procura por máscaras cirúrgicas está alta e o produto está em falta em várias lojas, farmácias, malharias na cidade de Tucumã. Assim, pessoas dos grupos de risco ficam expostas ao COVID-19. Para amenizar a situação, costureiras do município de Tucumã se dispuseram a produzir máscaras de pano a quem precisa.

Cabe ressalta que outra ação das costureiras é que todo o trabalho tem caráter voluntário sendo que todas as máscaras confeccionadas são doadas para Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) ao qual são revendidas ao valor de R$5 reais provenientes de doação de alimentos pela sociedade tucumaense e de doações de empresas.

Atualmente 134 alunos integram a Escola Municipal de Educação Especial Professora Maria de Nazaré, localizada dentro do prédio da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE – TUCUMÃ). Para doarem alimentos não perecíveis ou comparem máscaras às pessoas podem se dirigirem para a instituição filantrópica localizada a Rua Ourém número 1.273.

“ Em nome da Monica Moreira, diretora e presidente da APAE – Tucumã queremos agradecer de forma especial a todos que estão colaborando com essa ação social para as famílias apaeanas em especial ao prefeito Adelar Pelegrini que estar oportunizando a reforma do espaço físico desta entidade e paralelo a isso estamos as costureiras voluntarias estão confeccionando máscaras de proteção ao coronavirus e todo o recurso será destinado em forma de cesta básicas para as famílias apaeanas. Queremos agradecer a todas as pessoas que tem apoiado APAE e estamos aqui de braços abertos parq que pessoas possam vim contribuir com essa obra de Deus”. Disse o tesoureiro da APAE, Professor Moacir José dos Santos.

Apesar de ser uma boa iniciativa, as costureiras informa que as máscaras caseiras não protegem totalmente contra o coronavírus. Segundo elas, esse produto tem que ser usado em situações específicas, como ao sair para deixar o lixo na rua ou buscar algo no portão, pois a manufatura tem um efeito de proteção imediato. Além disso, após o uso, as peças têm que ser lavadas para evitar a propagação de algum vírus dentro de casa.