O prefeito Adelar Pelegrini acompanhou no ginásio de esporte uma apresentação em canto e dança denominado de “Dança Kwyngö”, e a tarde os índios participaram de um torneio de futebol de campo.
Com Informações de Roney Wydiamaior
Indígenas ligados às aldeias Kranhkro próximo à localidade do Rio Branco, Pykatum e Kikretum na região da P – 09 entre os municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte e Tucumã fizeram apresentação cultural, no Ginásio de Esporte e na tarde participaram de um torneio de futebol no Estádio Lago das Rosas.
As atividades culturais e esportivas se deram em virtude ao dia do índio comemorado em todo o País sempre no dia 19 de abril. A pesar do município de Tucumã não possuir aldeias indígenas, porém as tradições e a história das tribos indígenas são identificadas devido à presença do líder Tuto Pombo Kayapó nos anos 80 e que nos dias atuais órgãos ligados a Fundação Nacional do Índio (Funai), Casa da Saúde Indígena e algumas associações, entre outros.
O prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini acompanhou no ginásio de esporte uma apresentação em canto e dança denominado de “Dança Kwyngö”, e a tarde os índios participaram de um torneio de futebol de campo a onde a equipe composta só por índios e liderada pelo o cacique Coronel Bepta, sagrou campeã com o time por nome de Barcelona da Aldeia Pykatum de Ourilândia do Norte. “Ações assim lembram a importância de respeitar as manifestações culturais dos povos nativos na construção da nação brasileira e serve para realçar os costumes e as tradições”. Lembra o prefeito Adelar.
Para João Clima, o Chulapão, Secretário de Esporte e Lazer da Prefeitura de Tucumã, reforçou o seu compromisso com as diversas modalidades esportivas e que esporte tem esse diferencial em também respeitar as culturas de um povo e que através do esporte e possível fazer acontecer o fator integração social. “Pra você ver eles venceram o jogo pelo o placar de 4×2, jogaram de maneira exemplar respeitando as regras do esporte dentro das quatros linhas demonstrando uma verdadeiro exemplo de civilização sem deixar de lado suas maneiras, tradições, temos sim que sempre apoiar iniciativas como essas”. Reforçou Chulapão.
O Cacique Coronel Bepta agradeceu pelo o apoio e o espaço concedido pelo o poder público de Tucumã em auxiliar e ao mesmo tempo estar presente o que pra eles da comunidade indígena e muito importante essa data em que comemora o dia do índio no Brasil. “Estamos muito felizes em saber que nós indígenas podemos estar também sendo visto e lembrando sobre a nossa importância na história pelo o homens da cidade, e pela primeira vez podemos jogar bola aqui no campo a onde são realizados os campeonatos do município, muito bom mesmo”. Comenta Bepta