Audiência Pública sobre o Lixo em Tucumã, destaca pontos importantes. Saiba quais são!

O Conselho Municipal de Meio Ambiente, juntamente com a Prefeitura de Tucumã, através da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Indústria (SEMATI), realizou na última sexta-feira, 4, uma Audiência Pública sobre o destino dos resíduos sólidos no município.

Ao todo, mais de 60 pessoas, entre secretários municipais, vereadores, membros do Conselho, servidores, associações de bairro, catadores de materiais recicláveis e representantes do comércio e população em geral, estiveram presentes na audiência.

Na ocasião, a SEMATI fez uma palestra sobre as legislações federal, estadual e municipal, que trata do tema de resíduos sólidos. Os catadores de materiais recicláveis também apresentaram seu trabalho e a perspectiva de ampliação do serviço.

Durante o evento, várias sugestões e cobranças em relação ao lixo, especialmente em relação ao aterro sanitário e como a coleta seletiva pode ser implantada no município, foram feitas.

Ao final da audiência os encaminhamentos foram os seguintes:

• Secretaria de infraestrutura fazer um cronograma dos dias de coleta nos bairros e no centro;
  • Iniciar um trabalho de educação ambiental em parceria agentes de endemias, professores e demais servidores para conscientizar a população a fazer a separação dos resíduos;
  • Implantar pontos de coleta seletiva em pontos estratégicos (Ecopontos);
  • As licenças ambientais de empreendimentos geradores de resíduos sólidos serão liberadas mediante a comprovação de existência de praça de resíduos e recibos de doação do material aos catadores;
  • SEMATI apoiar os catadores afim de constituir uma cooperativa dos catadores de materiais recicláveis;
  • Elaborar no próximo ano o Plano Municipal Integrado de Gerenciamento dos Resíduos sólidos;
  • Acelerar o processo junto com a empresa Vale afim de construir o aterro sanitário Municipal.

Com informações do Portal Fato Regional