Autoridades e entidades buscam soluções para conter desemprego

O presidente da Associação Comercial de Ourilândia do Norte, Mauri Becker, informou que foi procurado por alguns empresários relatando encontrar dificuldades em receber pelos os serviços prestado.

Por Moraes Filho, com Informações de Roney Wydiamaior

A classe política, empresarial e dos movimentos sociais das cidades de Tucumã e Ourilândia do Norte, da região do Araguaia Paraense na P A 279, estiveram reunidas à noite na câmara de vereadores do município de Ourilândia do Norte. O encontro se deu a convite do prefeito do município, Dr° Romildo Veloso e teve a seguinte pauta: Discutir-se o “Tema Economia Local”.

Uma comissão composta por entidades sindicais, empresariais e do poder público de Tucumã e Ourilândia do Norte foi criada para dialogar com a empresa Vale.

O Prefeito de Ourilândia do Norte, Dr° Romildo Veloso, abriu a reunião expondo aos presentes sua preocupação em relação ao atual momento da economia local, muito embora, disse ele, exista no município a mineradora Vale desde de 2005.

Veloso lembra que a Vale, umas das maiores empresas global no seguimento da mineração explora desde de 2011 níquel na serra do Onça e Puma. “O empreendimento durante sua fase de implantação do projeto chegou a gerar 8 mil postos de trabalho, porém ao longo do tempo ocorreu uma significante diminuição de mão de obra local o que acarretou em desemprego e conseguintemente afetou as receitas municipais”, explica Veloso.

O prefeito informou que as despesas correntes constitucionais já alcança patamares limite bem próximo dos 50%, isto é, bem próximo de ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja o gestor não pode gastar mais do que o arrecada e que a única fonte de receita de Ourilândia do Norte, advém da arrecadação tão somente do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Indagado sobre essa única fonte de arrecadação, o prefeito de Ourilândia ressaltou que toda compensação financeira pela exploração de recursos minerais – CFEM, são destinados diretamente aos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás e São Felix do Xingu.

Para enfrentar esse momento difícil na economia do município, Veloso conta que adotou medidas de contenção de despesas com a máquina administrativa, demissão de servidores entre outras medidas. “Já cortei na carne, no osso, já estamos cortando na medula, e agora se haver a paralização do projeto onça puma é como a minha alma estivesse morrendo” diz o prefeito.

Presente no evento, o presidente da Associação Comercial de Ourilândia do Norte, Amauri Becker, informou que foi procurado por alguns empresários relatando dificuldades em receber pelos serviços prestados para algumas empresas terceirizadas da Vale e que mediante o exposto provocou uma reunião com a direção da mineradora.

Segundo Amaury a empresa se posicionou em uma conversa informal do qual relatou que mediante a crise financeira em que por hora atravessa a economia brasileira e aliado ao alto custo da produção da mina Onça e Puma e ao baixo preço comercializado no mercado internacional dos commodities da unidade de produção da Vale no projeto Onça Puma, é possível quebra de contratos com empresas terceiradas ocasionado uma drástica demissão em massa, não sendo destacado também o fechamento do colégio Pitágoras.

Por sua vez o prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini (PMDB) colocou-se a disposição para ampliar as discursões em comum acordo visando procurar mecanismos para evitar o agravamento do desemprego.

O vice – Presidente da Câmara Municipal de Tucumã, vereador Zé dos Signos, enalteceu a presença da Vale nas duas cidades fazendo um comparativo do antes e depois da empresa que na visão do parlamentar contribuiu com a execução de obras e geração de empregos. Zé dos Signos citou uma frase que acabou virando um bordão entre os presentes “Ruim com a Vale, Pior sem a Vale”.

O presidente da Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Tucumã, o advogado Dr. Luiz Gustavo lembrou da importância da Vale no que diz respeito a gestão empresarial, citando por exemplo as inúmeras capacitações promovidas pela empresa o que resultou em ganhos profissionais com a educação fiscal e financeira do empresariado.

José Jocineis Oliveira dos Santos o popular “Zé Areia”, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ourilândia do Norte, informou ser favorável quanto a continuidade do projeto Onça e Puma, porém admiti que a empresa tem uma dívida social com as famílias desafetadas do Campos Altos e com a comunidade indígena.

Fizeram parte da mesa de debates além prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini (PMDB), o vice – presidente da câmara municipal, vereador Zé do Signos (PSD), presidente da câmara de vereadores de Ourilândia do Norte, vereador, Walton Cunha (PMDB), os presidentes das Associações Comerciais de Tucumã e Ourilândia do Norte, Gustavo Santos e Mauri Becker, o presidente do Sindicato Rural de Tucumã e Ourilândia do Norte, Divino Galvão, José Jocineis Oliveira dos Santos o popular “ Zé Arreia”, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ourilândia do Norte e o Cleber Soares de Oliveira (PSD) “ O Cleber do Lau”, vice – prefeito de Ourilândia do Norte.