CAPS leva palestra Janeiro Branco para pacientes do Hospital Hilarina Barretos

O evento promovido através da Prefeitura de Tucumã, por meio da Secretária Municipal de Saúde, abordou sobre o tema e teve caráter de objetivar e mobilizar a sociedade em favor da saúde mental.

Com Informações de Roney Wydiamaior.

O Centro de Atenção Psicossocial de Tucumã (CAPS) levou na tarde de quarta – feira (24) para pacientes do Hospital Municipal Hilarina Barretos (HMHB), conhecido também por Unidade de Saúde 10 de Maio, localizado na Avenida Ceará, Bairro das Flores, uma palestra referente a Campanha Janeiro Branco, que visa chamar a atenção para a importância de todos os assuntos relacionados ao universo da saúde mental.

O evento promovido através da Prefeitura de Tucumã, por meio da Secretária Municipal de Saúde, abordou sobre o tema e teve caráter de objetivar e mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus sobre a saúde mental e promovendo mais possibilidade de saúde mental a todos.

A Psicopedagoga Fatima Parado, servidora do Caps de Tucumã explica que o Janeiro Branco foi idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão, em 2014 na cidade de mineira de Uberlândia com o intuito de possibilitar que temas como saúde mental e saúde emocional seja difundidas e desmistificadas na sociedade. “Quando permitimos compreender a si mesmo, criamos novas possibilidade, pois quando não resolvermos aquelas situações que estão em nossa mentes, aqueles pensamentos, o que nos impede, o nosso corpo transforma em doença, então quem cuida da mente, cuida da vida”.

O Ministério da Saúde frisa também que o mês de janeiro foi escolhido para a Campanha Janeiro Branco por alguns motivos. O primeiro é que em janeiro, as pessoas têm a sensação de um de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental