Centro de Testagem e Aconselhamento disponibiliza atendimento e tratamento de casos de HIV

(Com Informações de Roney Wydiamaior). O município de Tucumã disponibiliza diariamente testes rápidos de HIV, Sífilis, e outros que são aplicados para a população em geral no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no Hospital Municipal Hilarina Barretos (HMHB) ou seja no 10 de maio localizado na Avenida Ceará no Bairro das Flores.

Nesse trabalho de ampliar a oferta ao diagnóstico, o município disponibiliza teste rápido de HIV, Hepatites Virais e Sífilis. Ele é seguro, gratuito e sigiloso. Realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O resultado sai em cerca de 20 minutos e é comunicado diretamente por um profissional capacitado. O serviço também oferece aconselhamento e indica outros serviços de referência, em caso de necessidade.

Segundo Brais Ricardo Dutra, enfermeiro coordenador do Centro de Testagem e Aconselhamento de Tucumã, explica que a Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza uma equipe médica qualificada e capacitada ao qual envolve enfermeiros, psicólogos e assistente social. Brais informou ainda que cerca de 80 pessoas são assistidas pelo o poder público via Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

Fique Sabendo

O HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais; pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas e de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação.

Beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas não transmitem a doença e não há risco nesses tipos de contato com uma pessoa soropositiva.

Números

Dados levantados pela a reportagem junto a 12º Centro Regional de Saúde, órgão ligado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) e ao Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN), computados até o dia 08 de Julho de 2016 apontam os seguintes números.

Água Azul do Norte: 04. Bannach: 03. Conceição do Araguaia: 34.Cumarú do Norte: 08. Floresta do Araguaia: 10.Ourilândia do Norte: 62.Pau D’arco: 03.Redenção: 149.Rio Maria: 18.Santa Maria das Barreiras: 10.Santana do Araguaia: 42.São Félix do Xingu: 67.Sapucaia: 05.Tucumã: 49. Xinguara: 39

Dia

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi definido pela Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a doença. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual AIDS, grupo de profissionais de arte de New York para homenagear amigos portadores da doença.