Comando educativo busca conscientizar tucumaenses sobre a segurança no trânsito

A intenção é a prevenção de acidentes no trânsito, a conscientização dos condutores sobre o respeito à legislação e incentivar um trânsito mais seguro e humanizado para todos na cidade de Tucumã

Texto/ Roney Braga Wydiamaior/ Fotos/ Juscelino Menezes/ Assessoria de Comunicação Social/ PMT

Uma ação integrada promovida entre prefeitura de Tucumã e órgãos fiscalizadores de trânsito do município composta pelo 26° Ciretran (Detran), Demutran, Policia Estadual Rodoviária, Policia Militar, Policia Civil com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente realizaram na tarde desta segunda – feira (11) nas imediações da Praça Ronan Magalhães uma missão especial intitulada de “Comando Educativo”: que teve o objetivo em levar educação de trânsito aos condutores que trafegam pela Avenida Pará, uma das vias mais movimentada da área central da cidade.

Durante boa parte da tarde as autoridades abordaram motoristas e motociclistas para transmitir dicas sobre o uso obrigatório do cinto de segurança, uso do capacete item de segurança indispensável, não ingestão de bebidas alcoólicas, respeito ás sinalizações do trânsito, porte dos documentos obrigatórios pessoais e veicular, entre outros.

Glauciete Sena, Diretora do Departamento Municipal de Trânsito de Tucumã ( Demutran) e assim como Juliana Pelegrini, gerente em Tucumã da 36° Circunscrições Regionais de Trânsito ( Ciretran) acompanharam toda a ação do “Comando Educativo” e destacaram a importância do trabalho de conscientização por um trânsito mais seguro. ” O Demutran tem uma preocupação com a segurança no trânsito, por isso, nós vamos intensificar as nossas blitzes educativas porque sabemos que nossa missão é orientar condutores e pedestres sobre os cuidados e responsabilidades necessárias para um trânsito seguro”, disse, Glauciete Sena.

O comandante Rendeiro lotando no Batalhão de Policia Militar Estadual do Pará ( BPRV) , informou sobre a importância do município por meio dos órgãos fiscalizadores em estar buscando por meio nesse primeiro momento educação no trânsito e que essas ações educativas certamente contribuíra consideravelmente com a redução dos índices de acidentes em que em sua grande maioria vem ceifando vidas. ” Todos nós fazemos parte do trânsito e só através da educação e conscientização, nós poderemos conquistar um trânsito seguro. Devemos sempre lembrar que é imprescindível respeitar as leis de trânsito”, afirma o comandante Rendeira.

A mobilização desta segunda – feira ( 11) contou ainda com apoio de servidores municipais da Secretaria de Meio Ambiente que na ocasião fiscalizou licenciamento ambiental e a devida autorização de carro som para poderem exercerem atividades de propaganda volante e som automotivos. Essas ações faz parte de um conjunto de medidas da Prefeitura de Tucumã em conjunto com o Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério Publico Estadual, Policia Militar, Policia Civil, Demutran e Ciretran visando reduzir os índices de acidentes de trânsito na cidade de Tucumã.