O serviço de Primeira Classe busca oferecer aos clientes uma experiência diferenciada, com maior privacidade e sofisticação. O público-alvo são altos executivos, personalidades ou pessoas que demandam um serviço mais personalizado e/ou que teriam a opção de voar em jatos fretados ou particulares. No meu caso, aproveitei uma excelente promoção, que também foi divulgada pelo Melhores Destinos e me aventurei a conhecer o serviço de Primeira Classe da TAM, na nova configuração do Boeing 777, reformulada pela empresa.
As novas aeronaves estão sendo operadas em todos os voos da rota São Paulo x Miami. Mas, como isso pode mudar, a dica é verificar no momento da compra se a Classe Executiva começa na fileira 11 (nova configuração) ou 12 (antiga configuração).
Dificilmente a cabine da 1ª Classe pode ser vista pelos passageiros que embarcam pela econômica, uma vez que a mesma fica localizada logo após a cabine dos pilotos (no caso da TAM, em todas as configurações). Destaco isso pois muitos passageiros confundem a 1ª Classe (FIRST) com a Classe Executiva (BUSINESS) ou com a 1ª classe em voos domésticos nos EUA, que são muito diferentes do que é proposto na primeira classe de voos transcontinentais. Portanto, imagino que muitos leitores do MD, como eu, tinham a curiosidade de conhecer mais como funciona esse serviço.
É importante ressaltar que considerei três aspectos importantes na avaliação: (1) comparação com os serviços oferecidos por outras empresas; (2) compatibilidade com o preço cobrado pelo serviço; (3) adequação ao perfil e às expectativas do público-alvo. Busquei ser o mais justo e imparcial possível, ilustrando com fotos minha experiência de viagem para que os demais leitores possam formar sua opinião.
1. Compra da passagem
A passagem foi comprada pela internet. Durante a compra houve um bloqueio preventivo do meu cartão de crédito por suspeita de fraude. Para minha surpresa, um minuto após o ocorrido recebi uma ligação do call center da TAM se oferecendo para concluir a compra da passagem. Eles aguardaram eu ligar para o cartão de crédito e assim concluíram a compra. Segundo o atendente, é um serviço oferecido para passageiros membros do Programa Fidelidade TAM que compram passagens de Primeira Classe e Executiva. Funcionou bem. O preço também foi excepcional, por conta da promoção, custando o valor usualmente cobrado pela Classe Executiva. Nota 10!
2. Check-in
Em Guarulhos o check-in é feito numa área totalmente exclusiva, em frente à loja da TAM. O ambiente lembra uma sala VIP. O atendimento foi imediato. Após despachar as bagagens fui encaminhado a Sala VIP TAM Primeira Classe.