Desfile cívico da independência promete emocionar os tucumaenses

Roney Wydiamaior/ Ascom PMT

Com a propósito de garantir a tradição e incentivar o patriotismo a prefeitura municipal de Tucumã, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), estará realizando nesta quinta-feira, (06) a Programação Cívica de 7 de Setembro, em comemoração à Independência do Brasil.

As atividades serão iniciadas a partir das 14h00, nas proximidades da Igreja Católica de Tucumã contando com a presença de várias autoridades municipais. Em seguida, por volta das 16h30, o Desfile Cívico será aberto, com a participação de todas as escolas municipais, estaduais, creches, escolas particulares, entidades filantrópicas, com participação da polícia militar, grupo de ciclista preguiça do pedral e as fanfarras dos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Xinguara, Ourilândia do Norte e Tucumã.

Conforme o professor Aguinaldo Dias o Ná, por meio da Secretaria de Educação reforça o convite à comunidade para conhecer um pouco mais sobre a história do Município e do País, onde serão lembrados diversos acontecimentos marcantes e também serão homenageadas as personalidades que ajudaram a construir esta história.

“Além de fortalecer o respeito aos valores patrióticos entre as crianças e adolescentes, o Desfile da Independência do Brasil vai resgatar uma trajetória de lutas e conquistas, apresentando as tradições do nosso povo, e enaltecendo a cultura local”, afirmou o prefeito Adelar Pelegrini, completando: “Faço um convite a toda comunidade para participar deste espetáculo cultural. Sem dúvida, será um momento inesquecível”.

Independência

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. O Dia da Independência, também chamado Dia da Independência do Brasil, Sete de setembro e Dia da Pátria, é um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822