Os candidatos à primeira habilitação no interior do Estado precisam ficar atentos às novas normas estabelecidas para a aquisição da CNH provisória.
Com Informações de Aldirene Gama.
Nos dias 23 e 24 de setembro (sábado e domingo), o atendimento itinerante do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) chegará aos municípios de Tucumã e Xinguara (na região sudeste), Igarapé-Açu (no nordeste) e Gurupá (no Arquipélago do Marajó).
Em Tucumã, Igarapé-Açu e Gurupá haverá apenas a primeira fase do processo de habilitação, que inclui exame médico e psicotécnico para candidatos à primeira habilitação. Em Xinguara, os candidatos farão a segunda e a terceira fase, que correspondem, respectivamente, ao exame teórico sobre legislação de trânsito, exame de trânsito e condução de veículo.
O gerente regional do Detran em Xinguara, João Batista Guimarães, adiantou que já na noite de sexta-feira (22) os candidatos que quiserem, e estiverem regularizados, poderão fazer a prova de legislação na Escola “Jader Fontenele Barbalho”. O gerente estima que cerca de 300 candidatos comparecerão aos exames nos dois dias, e que todas as providências já foram tomadas para recebê-los.
As provas práticas de trânsito serão realizadas na Avenida Xingu, no centro de Xinguara, onde fica também a sede da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que estará aberta para cadastrar os candidatos. “Faremos o possível pra que todos sejam atendidos”, disse João Batista Guimarães.
Novas normas – Os candidatos à primeira habilitação no interior do Estado precisam ficar atentos às novas normas estabelecidas para a aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória. É preciso marcar o atendimento na Ciretran local ou pelo site do Detran. O candidato também precisa comparecer na data marcada para o exame já com o boleto pago.
Na primeira fase é exigida a captura de imagem e biometria. Nas Ciretrans onde esta tecnologia ainda não está disponível, a equipe volante estará no município um dia antes, a fim de cumprir o que determina a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Em Gurupá, onde ainda não há agência, o Detran garantirá o suporte para que esse atendimento seja feito momentos antes do exame. A coordenadora do Núcleo de Ciretrans do Detran, Giselle Sanjad Maués, assegurou que o cronograma de atendimentos itinerantes será mantido até o final do ano. “Há uma demanda muito grande no interior do Estado por esse serviço”, informou.
Um exemplo dessa grande procura ocorreu no município de Cametá, na Região do Baixo Tocantins, no último final de semana, quando 250 pessoas marcaram o atendimento, porém mais de 500 compareceram para fazer os exames.