Dia de campo aborda prevenção a queimadas no município de Tucumã

0

Em um mês foram registrados mais de 12 mil focos de incêndio no Pará

No período mais quente do ano todas as ações de prevenção de queimadas e incêndios florestais são necessárias para proteger a lavoura e os animais. Esse foi um dos assuntos mais debatidos no Dia de Campo, promovido no dia 02 de agosto, no Sítio do Caju, em Tucumã, no sudeste paraense. O evento que também debateu sobre a pragas e doenças do cacau, reuniu 29 produtores rurais.

Foram duas palestras que abordaram assuntos ligados as necessidades dos produtores da região. A primeira palestras abordou os cuidados com o cacaueiro e as “Pragas e doenças do cacau”, onde os produtores conheceram meios de prevenção a males como a vassoura-de-bruxa, um fungo que afeta o crescimento dos frutos.

Já a segunda palestra foi sobre a prevenção a queimadas. De acordo com o monitoramento do Programa de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de 1º de julho a 1º de agosto desse ano, foram registrados 12.043 focos de incêndio em todo o Pará. Só em Tucumã, foram 35 focos.

As queimadas são motivo de preocupação na região, principalmente, entre os produtores, já que ano passado o fogo causou graves danos a produção. Em 2017, uma área de, aproximadamente, 10 hectares de plantio de cacau, foi totalmente queimada. Além disso, animais domésticos e silvestres também correram perigo. Uma vaca morreu e um tatu foi resgatada com queimaduras pelo corpo.

Na palestra, os produtores foram orientados a como promover ações de prevenção as queimadas irregulares. De acordo com o inciso I da Lei 12.651/2012, o uso do fogo em atividades agropastoris é permitido, mediante a aprovação do órgão estadual ambiental, do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Fonte Portal Rural Sustentável: http://www.ruralsustentavel.org/

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade