Dia do livro é comemorado com atividades de incentivo à leitura na Biblioteca Ruy Barata em Tucumã

Roney Braga Wydiamaior/ Ascom/ PMT.

Na manhã desta terça – feira (29) a prefeitura de Tucumã via Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) realizaram na Biblioteca Municipal Ruy Barata uma atividade denominada de “Um momento de Leitura” com alunos do 5º ano letivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Gontijo.

Ação de leitura serviu para chamar a atenção para a importância do livro e o direito à leitura, já que nesta terça-feira (29) é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data é simbólica e surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil, fundada em 29 de outubro de 1810.

Na Biblioteca Municipal Ruy Barata em Tucumã são disponibilizados milhares de exemplares de diversos gêneros literários e autores, aos leitores tucumaenses de todas as idades. Para estudante Kawanny Soares disse que gosta muito de ler e essa iniciativa em comemorar o Dia Nacional do Livro sem dúvidas visa à formação de público leitor além do incentivo a busca pelo conhecimento, cultura e entretenimento.

Para o servidor público Júlio César que estava caracterizado de um personagem (Piramo) o conto e considerado como a influência que ShaKespeare teve para elaborar sua famosa obra – (Romeu e Julieta). “A celebração reforça o poder dos livros como bem cultural essencial para a formação cidadã e para o desenvolvimento das pessoas, além de propagar a contribuição dos autores através dos séculos”. Lembra Júlio Cesar.

O Secretário de Educação, professor Aguinaldo Dias o Na, disse que a data serve para trazer reflexão sobre maneiras de propagar a importância da palavra escrita e de permitir que todas as pessoas, por meio de programas de alfabetização, tenham acesso à leitura, em publicações, livrarias, bibliotecas e escolas.

Professor Na afirma ainda que a leitura é uma prática social de fundamental importância para o desenvolvimento da visão humana. Os livros facilitam a capacidade de raciocínio, interpretação, imaginação, criatividade, os conhecimentos gerais e o senso crítico. Concluiu.

O dia Nacional do Livro no município de Tucumã contou ainda com a participação de professores, alunos, equipes da secretaria de educação, direção de escola e da biblioteca.O momento de leitura teve como objetivo a valorização do espaço físico da Biblioteca Municipal Ruy Barata motivando a comunidade a ter uma participação ativa e de acesso. O evento foi desenvolvido com varias atividades como contação de histórias, leitura oral realizados por alunos, brincadeira de pescaria e boca do palhaço, sorteios de brindes para os alunos.

Saiba mais

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro, data de aniversário de fundação da Biblioteca Nacional que nasceu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil, em 1810.