Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicação Social do Governo “Tempo de Paz e Prosperidade” / Fotos/ Arquivo do Ministério da Cidadania.
PARA A PRÓXIMA GESTÃO! O Prefeito de Tucumã Adelar Pelegrini e Presidente da Associação dos Municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás/ Amat/ Carajás, informou nessa terça-feira (15) que o município será contemplado com um veículo na modalidade caminhão ao qual servirá para o transporte e distribuição dos alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
De acordo com o prefeito Adelar Pelegrini a prefeitura será contemplada com repasse do Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania de um veículo para o transporte de alimentos da agricultura familiar. Atualmente parte da produção dos produtores rurais são adquiridas pelo o poder publico em conformidade com a Lei Nº 11.947 em que determina que no mínimo 30% do valor repassado a Estados, Municípios e Distrito Federal atendam mecanismo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.
Ainda segundo o prefeito Adelar Pelegrini isso é possível devido o município de Tucumã estar apto a firmarem convênios tanto em nível de estado ou da união e a articulação junto aos deputados da bancada federal e do estado do Pará possibilita o município a continuar com ações integradas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e com isso irá facilitar o transporte de produtos do campo para cidade.
O PAA e as centrais da agricultura familiar: O PAA tem duas finalidades básicas:
promover o acesso à alimentação e incentivar a produção de alimentos dos agricultores rurais. Para alcançar esses objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pela rede pública e filantrópica de ensino.
As Centrais da Agricultura Familiar atuam como elo entre os produtores rurais e as entidades sociais. Elas operam a logística de recebimento e distribuição dos alimentos adquiridos dos agricultores familiares, por meio do PAA, que irão compor o cardápio de creches, escolas públicas, restaurantes populares, cozinhas comunitárias e diversas instituições da rede socioassistencial.