Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicação Social do Governo “Tempo de Paz e Prosperidades”. Fotos/ Roberto Vieira e Kalita Neres.
A comunidade do bairro Biquinha recebeu na noite desta terça – feira, 12, num clima de emoção e euforia o prefeito Adelar Pelegrini e a titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Professora Claudia Lima, vereadores, servidores, estudantes e demais lideranças para inauguração das obras na Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Balko.
Naquele estabelecimento de ensino a administração municipal investiu em obras de reforma, pintura, ampliação salas de aulas e construção de uma moderna quadra poliesportiva ao qual servirá tanto para as atividades de aulas de educação física quanto para a comunidade que poderá usá-la em eventos festivos e religiosos.
A diretora da escola, Olga Abreu Barbosa, agradeceu ao prefeito por ter determinado a realização das obras que beneficiarão os alunos da pré-escola até a 9ª série. Ela também destacou que a comunidade escolar está muito satisfeita com as melhorias que vão colaborar com o ensino. Na ocasião, a diretora conduziu uma palavra de fé abrindo oficialmente a cerimônia.
A secretária Claudia Lima, fez questão de lembrar os investimentos que a administração vêm fazendo na educação desde do então secretário professor Aguinaldo Dias ( Na). “Estamos construindo um sonho um novo momento na rede municipal de ensino e muitas outras obras, graças à iniciativa do prefeito Adelar Pelegrini que sabe da importância do papel da educação na comunidade”, disse a secretária.
Sob muitos aplausos dos alunos, professores, servidores, o prefeito Adelar Pelegrini começou seu pronunciamento dizendo que estava mais uma vez satisfeito e emocionado pela recepção na escola Alfredo Balko.
“Quero dizer a todos que a educação no nosso governo é marcada por realizações e não por discursos. Estamos e vamos fazer muito mais, transformando as nossas escolas em referência”, comentou o prefeito.
Aluna da 9ª série Keury Sampaio e a professora Jarlene fizeram uma homenagem ao prefeito Adelar Pelegrini e a todos os alunos pela a passagem da do dia do estudante. Também recebeu homenagem a primeira professora da escola Alfredo Balko no ano de 1988, professor Maria das Dores Silva (Mariinha) ao qual relatou toda a sua gratidão e reconhecimento pela atual gestão em seu trabalho na educação.
Prestigiaram a solenidade o Prefeito Adelar Pelegrini, Presidente da Câmara Municipal Genivon Borges de Moraes, Secretária de Educação professora Claudia Lima, os vereadores Aurino do Globo, Zé do Signos, Goiaba, Tiririca, ex – secretário de educação professor Aguinaldo Dias, Engenheiro Civil Glauder Machado, diretora da escola Olga Abreu, Secretário de Meio Ambiente Clarismar Oliveira, Secretária de Desenvolvimento Social Janice Ormundo, Gilson J, e servidores da SEMEC, bem como a comunidade escolar.
HISTÓRICO – A escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Balko, localizada no Bairro Biquinha, foi fundada em 05 de março de 1988, com a iniciativa da professora Maria das Dores Silva (Marinha), que se tornou a primeira professora da escola, ministrando aulas para as séries iniciais. A escola era anexo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Donato de Andrade.
No início as atividades escolares do Alfredo Balko eram realizadas em uma igreja evangélica. No dia 06 de agosto de 1988, o sonho da comunidade estava concretizado e a transferência para o prédio foi realizada em clima de festa, após a apresentação de um projeto da construção de uma nova escola com 04 salas, banheiros, cozinha, auditório, secretaria, sala dos professores. Esse projeto foi encaminhado à prefeitura, porém foi aprovada a construção de duas salas e demais dependências.
Em 1994, realiza-se a nova inauguração da escola, recebendo o nome de Alfredo Balko, em homenagem ao primeiro morador do bairro e que muito contribuiu na construção do primeiro prédio. Em 2009 houve a necessidade de reforma, foram construídas mais 03 salas e reformada as outras dependências já existentes. Em 2014 foi construído mais uma sala de aula na escola Alfredo Balko.