Em entrevista no Rádio, Secretário de Saúde se pronuncia em relação ao primeiro caso de Coronavirus em Tucumã

0

Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicado Social do Governo “ Tempo de Paz e Prosperidade”/ Fotos – Colaboração/ Renato Sampaio.

Um momento de atenção, mas não de pânico. O momento é de união, de oração, de pensamento positivo e, principalmente, de conscientização de todos nós, para que possamos vencer esta guerra contra o coronavírus. É assim que o Secretário da Saúde de Tucumã, Raphael Antônio, definiu a situação do primeiro coronavírus (COVID-19) atestado para positivo no município de Tucumã, em entrevista na rádio Comunitária Tucumã FM na tarde desta terça-feira, 14.

O Município de Tucumã segue o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem um plano de contingência implementado para diminuir os riscos e impactos da doença na população tucumaense.

“Nosso plano de contingência está no nível de risco iminente, porque tivemos dois casos em Tucumã. Ou seja, um atestado para negativo e agora deu positivo para o Novo Coronavírus. Durante entrevista com duração de 52 minutos o Secretário de Saúde de Tucumã, esclareceu duvidas dos ouvintes e respondeu perguntas em relação ao primeiro caso em Tucumã do Covid -19.

Na entrevista foi anunciado pelo secretário de saúde de Tucumã, Raphael Antônio, o primeiro caso positivo para Coronavírus (Covid-19) no município, o exame foi confirmado pelo Laboratório Central do Estado (LACEN). O paciente tem 53 anos, sexo masculino, reside em Tucumã, e se encontra estável e foi levado até Parauapebas, pois sua esposa trabalha na Vale, os dois estão em isolamento.

O paciente estava fazendo tratamento de saúde em Belém e retornou a Tucumã, os agentes de saúde o colocaram em isolamento domiciliar, e no período em que ficou em sua residência isolado,  começou a sentir os sintomas. O homem foi levado até o hospital municipal de Tucumã para realização de uma tomografia, o resultado deu sugestivo para Covid-19, logo em seguida foi coletado material para exames e enviado até o LACEN.

Raphael Antônio pede a todos os moradores de Tucumã que mantenham-se calmos e redobre os cuidados com a prevenção, que pratiquem o isolamento social, e quando saírem para a rua, obedeçam o distanciamento social, usem mascaras, álcool em gel, e lavem as mãos constantemente.

“O momento é de união, de oração, de pensamento positivo e, principalmente, de conscientização de todos nós, para que possamos vencer esta guerra contra o coronavírus”, reforçou.

Um Comitê de Crise foi lançado com informações da doença e dicas de como reduzir os riscos de contaminação e centralizar as informações oficiais. Um dos objetivos é evitar disseminação de fake news pelas redes sociais.

A Secretaria Municipal de Saúde continua vigilante e orienta que toda pessoa com febre, ou pelo menos um sintoma respiratório, que esteve em viagem para as áreas de transmissão ou em contato com pessoas desse perfil, deve entrar em contato, imediatamente, com o setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde ou o Comitê de Crise contra o Covid – 19 para notificação e investigação, por meio dos contatos: 9 – 9973 – 3185

Entrevista em áudio:

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade