“Feira do Peixe” promovida entre piscicultores e governo começa amanhã

Com Informações de Roney Wydiamaior

Para os católicos a semana santa é marcada por orações e reflexões sobre a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É também um período de abstinência onde famílias substituem a carne pelo peixe.

O pescado é o principal prato da sexta-feira santa e, para facilitar a compra e incentivar a piscicultura no município, a Secretaria de Agricultura de Tucumã em parceria com os piscicultores ligados a Associação dos Aquicultores de Tucumã e Região (Aquitur) a realizará a sétima edição da Feira do Peixe Vivo.

Segundo a engenheira agrônoma Cássia Alexandrino titular da secretaria municipal de Agricultura de Tucumã explica que esta sendo mobilizado todo o apoio da equipe de servidores lotados na agricultura do município bem como parcerias entre o governo do Estado através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), da regional de Tucumã Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), entre outros.

Ainda segundo a engenheira agrônoma, os produtores e a população ficam muito satisfeitos com a realização da Feira do Peixe Vivo, já que o pescado é vendido diretamente de piscicultores para o consumidor final pelo o preço bem acessível e mesmo assim os produtores podem aumentar a margem de lucro da produção, fortalecendo assim a piscicultura em Tucumã, garantiu Cássia Alexandrino.

Para o prefeito Adelar Pelegrini informa que assim como em edições anteriores se fará presente na abertura da 7ª Feira do Peixe vivo ao qual ocorrera no mercado municipal. Segundo o prefeito há uma expectativa muito grande para o evento o que deva atrair um grande numero de pessoas. “Eu irei visitar pessoalmente os tanques de peixes, vou complementar feirantes e consumidores, este evento se consolidou no calendário oficial do município ao qual sem sobras de dúvidas estimula o consumo de peixe, alem de popularizar pratos típicos da culinária”, destaca o prefeito Adelar Pelegrini.

Comercialização

Peixes vivos, linguiça de peixe, quibe de peixe, pratos prontos e também utensílios para piscicultura entre outros. A venda do pescado ocorrerá de quarta a sexta – feira, a partir das sete horas da manhã e o preço do quilo do pescado ainda será definido entre os criadores de peixe.

Apoio

Como de praxe a prefeitura de Tucumã irá entrar com a estrutura no espaço físico nas dependências do Mercado Municipal Gonçalo Sampaio. Ação é desenvolvida pela a secretaria de agricultores e parceiros de órgãos de estado ligados a piscicultura.

Participação

Além de criadores de peixe haverá a participação de munícipes, de secretários municipais, técnicos de órgãos do governo do Pará, vereadores, prefeito, vice – prefeito entre outros.