Folia de Reis: tradição que permanece viva na zona rural de Tucumã

0

Em Tucumã nos dias atuais a festa continua sendo feita com o máximo de dedicação, enaltecendo a religiosidade, proporcionando momentos de alegria e ligando o presente ao passado e aos costumes rurais

Texto e fotos/ Roney Wydiamaior

Apesar da intensa presença do campo na vida de todos, o êxodo rural vem cada vez mais presente ao passo dos anos que passam. Porém o tradicional festejo religioso de Folia de Reis permanece vivo e resgata um passado que quem o viveu faz o impossível para manter vivo.

Em Tucumã nos dias atuais a festa continua sendo feita com o máximo de dedicação, enaltecendo a religiosidade, proporcionando momentos de alegria e ligando o presente ao passado e aos costumes rurais.

O ano de 2019 se aproxima trazendo uma das principais manifestações da Cultura Popular Brasileira: a Festa de Reis. Para homenagear o folguedo que retrata a visita de reis ao Menino Jesus, será aberta nesta terça feira (1°) até 6 de janeiro na zona rural de Tucumã pelo o grupo Três Reis Magos a tradicional Folia de Reis.

Conhecido como Festa de Santo Reis o evento religioso apresenta, em seu caráter religioso, a exuberância da indumentária dos personagens, assim como a decoração e forma de apresentação integram o grupo dos personagens que, nos dias de apresentação, saem em cortejo para visitar as casas da comunidade rural.

A festa acontece tradicionalmente na passagem do ano velho para o ano novo e conta com alimentação caprichada, bebidas, cantores de prestígio regional que animam os milhares de festeiros até o raiar do sol. A festa tem início ao entardecer e se estende noite afora, tendo seu ponto alto na madrugada.

Chama a atenção a organização primorosa do evento, sem nenhum fim lucrativo, além da postura cordial dos presentes embuídos do sentimento de fraternidade e alegria contagiante.

Vida longa aos costumes rurais que acrescentam à nossa cultura e regionalismo. Nossa reverência a todos que desde dos anos 80 iniciaram a festança deixada como legado indelével a comunidade tucumaense.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade